O carnaval de 2017 começou no dia 24 de fevereiro, enquanto o deste ano, um pouco antes, no dia 9. No feriado da temporada passada, a dupla Gre-Nal já começava a se preparar para a disputa do clássico do dia 4 de março, que acabou empatado em 2 a 2.
Os times viviam momentos distintos. O Inter, recém-rebaixado, tentava reformular o elenco para a disputa da Série B. E o Tricolor, campeão da Copa do Brasil do ano anterior, havia anunciado, finalmente, a contratação do "fazedor de gols".
Confira as principais notícias do período do carnaval de 2017 para a dupla Gre-Nal.
O Grêmio conseguiu contratar o tão sonhado "fazedor de gols". Lucas Barrios chegou na Arena na sexta-feira (24), primeiro dia de carnaval. Um dia depois, o Tricolor conseguia sua primeira vitória fora de casa no Gauchão contra o Cruzeiro, com gols de Ramiro e Bolaños, que vivia grande fase e empolgava a torcida. Além disso, como Maicon estava suspenso, partida marcou a estreia do então desconhecido volante Michel no time titular. Outro assunto que ganhava destaque no período era a renovação de contrato de Pedro Rocha, que se arrastava desde dezembro de 2016 e foi concretizada no final de fevereiro de 2017.
No sábado de carnaval, o Inter conseguiu sua primeira vitória no Gauchão de 2017 sobre o Brasil-Pel, no Beira-Rio. O time ainda era treinado por Antônio Carlos Zago, e quem fez o gol da vitória foi o atacante Roberson. Um dos destaques da partida foi o zagueiro Paulão, hoje no Vasco. O lateral William, que depois foi vendido ao Wolfsburg, voltou atrás da sua decisão de sair do clube e foi reintegrado ao elenco após 40 dias treinando em separado. Desfalque contra o Brasil, a escalação de D'Alessandro no Gre-Nal ainda era um mistério.