Após uma semana de decepções para os clubes italianos nas competições europeias, o Campeonato Italiano volta neste fim de semana marcado pelo duelo à distância entre os dois aspirantes ao título, Napoli e Juventus.
— A Liga dos Campeões é um sonho, mas o objetivo número um segue sendo o sétimo Scudetto seguido, e isso não será simples — analisou o técnico da Juve, Massimiliano Allegri, após o amargo empate de terça-feira nas oitavas de final da Liga dos Campeões com o Tottenham (2 a 2).
Mas a Velha Senhora, que encara o rival e vizinho Torino neste domingo (18), não tem tempo de ficar lambendo as feridas pelo tropeço na Champions se quiser seguir na cola do líder Napoli.
Allegri poderá contar novamente com sua estrela Paulo Dybala, ausente há um mês por lesão, mas outros nomes de peso seguem entregues ao departamento médico (Barzagli, Cuadrado, Lichsteiner e Matuidi).
O clássico de Turim também será uma boa oportunidade para o Torino (nono colocado), que vem de cinco jogos seguidos sem derrota, de seguir brigando por uma vaga na Liga Europa.
A última derrota do Torino aconteceu em 3 de janeiro, justamente para a Juventus pela Copa da Itália (2 a 0), uma eliminação que custou o cargo do técnico Sinisa Mihajlovic.
Em busca de uma nona vitória seguida
Assim como Allegri, o técnico do Napoli, Mauricio Sarri, se mostrou frustrado após a decepção europeia de seu clube, uma derrota em casa diante do Leipzig (3 a 1) na quinta-feira, pela segunda fase da Liga Europa.
As diversas mudanças na equipe realizadas por Sarri contra o vice-campeão alemão e as arquibancadas quase vazias do estádio San Paolo confirmaram que o único interesse dos napolitanos nesta temporada é conquistar o terceiro título italiano da história do Napoli.
Isso, porém, não impediu a Sarri de criticar duramente o calendário imposto pela liga italiana.
— Jogamos na quinta-feira à noite e vamos voltar a jogar 60 horas depois. Está beirando a loucura.
O líder do Campeonato Italiano, com um ponto a mais que a Juventus, recebe o modesto SPAL (18º) em busca de uma 9ª vitória consecutiva na competição.
Sem saber o que é uma vitória em 2018, o SPAL se prepara para sofrer diante do trio de ataque napolitano, formado por Insigne, Mertens e Callejón, autores de 27 gols.
Atrás dos dois favoritos ao título Inter, Roma e Lazio seguem duelando para completar o pódio do Calcio no objetivo de garantir uma vaga direta na fase de grupos da próxima Liga dos Campeões.
* AFP