New England Patriots x Philadelphia Eagles. Assim ficou definido o Super Bowl 52, a grande decisão do futebol americano em Minneapolis no dia 4 de fevereiro. Pela terceira vez nos últimos quatro anos, o Patriots fará a final, depois de derrotar o Jacksonville Jaguars, no domingo, por 24 a 20 numa virada espetacular nos últimos nove minutos, quando o time do quarterback Tom Brady perdia por uma diferença de 10 pontos. Aos 40 anos, Brady já está sendo considerado como "o maior jogador de futebol americano de todos os tempos". Será seu oitavo Super Bowl.
Ele que, durante a semana, queixou-se de dores no polegar e deixou de participar de um treino por causa disso _ algo que é considerado "pecado" por Bill Belichick, do Patriots, um verdadeiro gênio do jogo.
Já o Eagles, do quarterback Nick Foles, chega pela terceira vez ao Super Bowl _ o qual jamais ganhou. Aliás, em 2005, no Super Bowl 39 realizado em em Jacksonville, na Flórida, o Eagles perdeu para o Patriots por 24 x 21, num jogo muito disputado.
A equipe de Philadelphia eliminou o Minnesota Vikings no sábado por 38 x 7, e Foles brilhou ao fazer três passes para touchdown e vai com tudo para cima do Patriots, os favoritos na bolsa de apostas de Las Vegas.
O pitoresco na vitória de virada do Patriots foi que um juiz no final do campo estava rindo e o primeiro a cumprimentar Brady pela classificação foi um dos juízes!! Mas a vitória foi merecida.
O futebol americano continua sendo o esporte mais popular nos Estados Unidos com 33% da preferência dos desportistas. O basquete aparece num distante segundo lugar com 11%, e o beisebol vem logo a seguir. A audiência da NFL (a liga profissional norte-americana) caiu 16 % nesta temporada, principalmente devido aos protestos de jogadores que se ajoelhavam durante a execução do hino norte-americano. O público e o presidente Trump criticaram muito esta iniciativa.
Participei de dois Super Bowls como comentarista na ESPN: em 1996, quando o Dallas Cowboys se sagrou campeão, e há exatos 20 anos, quando o Denver Broncos do inesquecível John Elway conquistou o troféu batendo o Green Bay Packers de Brett Favre, outra lenda do esporte.
O Super Bowl é uma final de Copa do Mundo. Um jogo especial com comerciais multimilionários e shows de música no intervalo. A esta altura, o leitor já gostaria que eu dissesse o placar ou o favorito. Assim, vou terminar com a frase daquele que está sendo considerado o maior jogador de todos os tempos do futebol americano, Tom Brady:
— We'll see (veremos).