A já conhecida "Black Monday" fez as suas vítimas da vez na NFL. A segunda-feira posterior ao fim da temporada regular é o dia em que os times eliminados começam a planejar o ano seguinte e, assim, costumam fazer mudanças na diretoria e comissão técnica.
Neste dia 1° de janeiro, foram quatro técnicos demitidos: Chuck Pagano (Indianapolis Colts), Jack Del Rio (Oakland Raiders), John Fox (Chicago Bears) e Jim Caldwell (Detroit Lions). Além disso, Bruce Arians deixou o cargo no Arizona Cardinals e anunciou a sua aposentadoria da liga.
No Raiders, a tendência é que o cargo fique com Jon Gruden. O atual comentarista da ESPN americana foi head coach do próprio Raiders entre 1998 e 2001, e seu retorno é dado como certo. Os outros times com vagas em aberto também já iniciaram os processos de pedidos para entrevistar membros de outras comissões.
As mudanças também passaram pelo Green Bay Packers, que demitiu o coordenador defensivo Dom Capers e definiu uma mudança na diretoria - Ted Thompson, que era o general manager do time desde 2005, passará a desempenhar uma função de consultoria e deixará o comando do elenco. A tendência é que o novo GM seja uma promoção interna - Eliot Wolf, Russ Ball, Brian Gutekunst e Alonzo Highsmith são cotados.
Outro time que buscará um general manager é o Houston Texans, mas a procura será complicada. O general manager Rick Smith pediu dispensa por pelo menos um ano para ficar com sua mulher, que trata um câncer. Assim, o time precisará encontrar alguém que aceite ser interino.
Antes da Black Monday, o New York Giants já havia iniciado as mudanças - demitiu o técnico Ben McAdoo e o general manager Jerry Reese. O novo GM será David Gettleman, que já exerceu o cargo no Carolina Panthers e irá liderar a busca pelo novo treinador.
Quem não perdeu o emprego
Outros nomes ameaçados foram mantidos em seus cargos para o ano que vem. Dirk Koetter (Tampa Bay Buccaneers), Vance Joseph (Denver Broncos) seguem como treinadores. Até Hue Jackson, que ganhou apenas um jogo em suas duas temporadas à frente do Cleveland Browns, foi mantido.
Apesar de ter mantido Vance Joseph e os coordenadores de ataque (Bill Musgrave) e de defesa (Joe Woods), o Broncos fez mudanças significativas na comissão técnica ao demitir Jeff Davidson (linha ofensiva), Johnnie Lynn (assistente de defensive backs), Brock Olivo (coordenador de times especiais), Fred Pagac (outside linebackers), Eric Studesville (running backs) e Tyke Tolbert (wide receivers).
No Chicago Bears, o general manager Ryan Pace recebeu uma extensão contratual até 2021 e terá a chance de buscar o substituto para o demitido John Fox.