O Leganés se classificou para as semifinais da Copa do Rei pela primeira vez na história, nesta quarta-feira (24), depois de vencer o Real Madrid por 2 a 1 em pleno Santiago Bernabéu pela partida de volta das quartas de final do torneio.
Javier Eraso colocou os visitantes na frente, aos 31 minutos do primeiro tempo. Na volta da intervalo, o francês Karim Benzema empatou, aos dois minutos, mas o brasileiro Gabriel Pires garantiu a classificação, aos 10.
Mesmo com a derrota em casa por 1 a 0, o Leganés se classificou com a vantagem de mais gols marcados no estádio do adversário. O time espera o vencedor do duelo catalão desta quinta-feira entre Barcelona e Espanyol, que sai na frente por ter vencido o jogo de ida por 1 a 0 em casa.
Longe do título do Campeonato Espanhol, a 19 pontos do líder Barcelona, o Real Madrid ainda tem chances de salvar a temporada com o troféu da Liga dos Campeões. Mas os merengues não terão vida fácil, já que o confronto das oitavas de final será contra o Paris Saint-Germain de Neymar, Mbappé e Cavani.
Em outro duelo desta quarta-feira, o Valencia avançou para as semifinais depois de vencer o Alavés nos pênaltis, após perder por 2 a 1 na partida de volta das quartas de final da competição.
Os bascos venceram com gols do marroquino Munir e de Rubén Sobrino, aos 28 e 40 minutos do segundo tempo. Entre os gols do time da casa, Santi Mina empatou aos 33.
Na próxima fase, o Valencia vai enfrentar o Sevilla. Os andaluzes se classificaram para a semifinal ao eliminar o Atlético de Madrid.
* AFP