O surfe e o skate já estão incluídos no programa olímpico da próxima edição dos Jogos, em Tóquio 2020. A maior visibilidade desses esportes na principal competição poliesportiva do mundo atraiu investidores aos atletas.
A empresa de telefonia Oi, que já patrocina atletas do surfe, anunciou seu patrocínio a skatistas, na manhã desta segunda-feira (22), no Rio.
Os campeões mundiais Letícia Bufoni e Pedro Barros agora fazem parte do time de esportes radicais patrocinados pela empresa de telefonia. Os atletas foram anunciados pelo gerente de eventos e patrocínio da Oi, Bruno Cremona, que comentou a importância da ação:
– Esses dois esportes vão ter seu ápice em 2020, após a Olimpíada, pois tenho certeza de que os atletas brasileiros vão subir ao pódio em Tóquio e trazer medalhas – comentou Cremona. – Não falo de investimento porque é uma questão estratégica da companhia. O que posso falar é que todos vão estar cobertos até a Olimpíada. É o nosso projeto olímpico – completou o executivo.
Os surfistas que já faziam parte do projeto olímpico da patrocinadora são Gabriel Medina, campeão mundial de 2014, Adriano de Souza, o Mineirinho, campeão de 2015, Filipe Toledo, Italo Ferreira e Silvana Lima. Davizinho, 11 anos, vice-campeão de surfe adaptado, também integra o time de atletas patrocinados.
Mineirinho participou do evento ao lado de Medina, Italo, Davizinho e os skatistas recém-anunciados. O atleta comentou sobre a preparação para os Jogos Olímpicos, que têm uma dinâmica diferente do circuito tradicional, e falou também da importância do evento para maior visibilidade ao esporte:
– Estamos estudando a melhor forma de preparação possível. Já temos uma pré-seleção da quantidade de atletas que vão participar dos Jogos Olímpicos, sendo dois atletas brasileiros e mais dois de suplentes. Hoje, o surfe está na moda, entrando em um novo patamar, e fico muito feliz por isso. Os Jogos Olímpicos contribuíram para isso – comentou Mineirinho
Pedro Barros avaliou a entrada do skate no programa dos Jogos Olímpicos e as expectativas em relação à competição:
– No meio do skate, a Olimpíada sempre foi um assunto polêmico, porque a modalidade sempre foi um estilo de vida. Vamos ter de passar por várias coisas que são totalmente novas. No meu lado tive bastante preconceito, mas agora sei que o skate estará bem representado e podemos olhar para 2020 e nos preparar para essa competição.