Para começar o ano de 2018 e voltar a campo após o clássico disputado em 23 de dezembro, com vitória catalã por 3 a 0 em pleno Santiago Bernabéu, Barcelona e Real Madrid jogam nesta quinta-feira pelas oitavas de final da Copa do Rei.
Os dois gigantes espanhóis terão desafios distintos na competição. O Barça encara outra equipe da elite do futebol nacional, o Celta de Vigo, enquanto o Real enfrenta o modesto Numancia, da segundona.
O Celta é o 11º colocado do Campeonato Espanhol e complicou a vida do Barça no primeiro turno, empatando em 2 a 2 no Camp Nou.
No Real Madrid, apesar da recente conquista do título do Mundial de Clubes, o resultado diante do Barcelona instaurou uma pequena crise. Afastado a 14 pontos do líder e arquirrival, a situação no Campeonato Espanhol é complicada. Com isso, a Copa do Rei se transformou na grande esperança de um título nacional para os comandados de Zinedine Zidane nesta temporada.
O enorme favoritismo sobre o Numancia colocará pressão sobre o Real para que apresente seu melhor futebol.
As primeiras quatro partidas de ida das oitavas de final da Copa do Rei serão disputadas nesta quarta-feira, com destaque para a visita do Atlético de Madrid ao Lleida, uma equipe da terceira divisão espanhola.
Este pequeno clube catalão já foi capaz de eliminar a tradicional Real Sociedad na rodada anterior.
A outra equipe da terceira divisão que ainda segue viva na Copa do Rei é o Formentera, que eliminou o Athletic Bilbao e agora encara o Alavés.
Já o Valencia, terceiro colocado da Liga, visita o Las Palmas, atual lanterna da primeira divisão.
As partidas de volta das oitavas de final serão disputadas em 10 e 11 de janeiro.