"Somos 'Zuecia'", comemorou Ibrahimovic utilizando um "Z" de Zlatan ao lado de foto com a seleção da Suécia: a mensagem de Ibra, com grande repercussão nas redes sociais, abriu especulações sobre o eventual retorno do craque à seleção, em um país que explodiu de alegria com a classificação para a Copa do Mundo de 2018.
Ibrahimovic se aposentou da seleção da Suécia em 2016. Mas agora que a equipe carimbou o passaporte para o Mundial da Rússia, o atacante do Manchester United, que se recupera de lesão, poderia voltar ao grupo?
A presença do atacante de 36 anos nas arquibancadas do San Siro alimentou as especulações.
— Se a decisão fosse minha, eu levaria — confessou o representante do jogador, Mino Raiola, ao jornal Expressen.
No entanto, o técnico Jan Andersson não parece ter a mesma opinião.
— Temos um time que teve muito sucesso durante a fase de classificação. Melhor falarmos dos jogadores que conseguiram isso, por favor — declarou o comandante em coletiva de imprensa após o jogo.
O trabalho do técnico é aprovado com unanimidade, mais ainda por seu caráter modesto e pausado, virtudes valorizada no país nórdico. O técnico foi fotografado limpando o vestiário após a classificação.
— Quando Jan Andersson assumiu a seleção, não tínhamos nada — escreveu o jornal Aftonbladet. — Por arte de magia, os jogadores se elevaram antes de se ajoelharem com as mãos para os céus, como em uma oração — acrescentou.
Em lágrimas
O país, que tem aproximadamente 10 milhões de habitantes, vive desde segunda-feira em estado de alegria incondicional. Até o Primeiro Ministro Stefan Lofven mostrou sua alegria no Facebook:
— Sim!! A Suécia vai à Copa do Mundo 2018 depois de dois jogos muito sólidos contra a Itália. Estávamos pressionados mas conseguimos. Parabéns para a seleção!.
Os suecos se impuseram à pressão do San Siro, surpreendendo a todo mundo do futebol e até eles mesmos.
— Nunca vivi algo assim. Estou em lágrimas — confessou o goleiro Robin Olsen.
O zagueiro Andreas Granqvist, por outro lado, raspou a cabeça para pagar uma aposta.
— A Suécia se classificou para a Copa do Mundo e é uma loucura tão grande que volto a repetir: a Suécia se classificou para o Mundial — diz a crônica do Aftonbladet. — É incrível, surreal e desconcertante — avalia o jornal Dagens Nyheter.
A Suécia é o primeiro time europeu a conquistar a vaga para o torneio depois de ter cruzado com três finalistas da Copa durante a eliminatória: Holanda e Itália ficaram para trás, enquanto a França conquistou uma vaga direta no grupo dos suecos.
— Um sucesso histórico, único na Europa — parabeniza a rádio pública SR.
Na Rússia, a Suécia vai disputar o 12º Mundial de sua história, voltando ao torneio depois de duas edições fora. Já sem pressão, o país quer repetir a terceira colocação de 1994 ou chegar à decisão, quando sediaram o torneio. Na ocasião, campeonato não contou com a Itália.
* AFP