Os três jogadores sobreviventes do desastre aéreo que dizimou a equipe da Chapecoense, em novembro do ano passado, serão, no próximo domingo (19), personagens centrais do famoso programa da TV americana "60 Minutes".
No dia 29 de novembro de 2016, o avião que transportava a equipe catarinense, dirigentes e jornalistas caiu nos arredores de Medellín, na Colômbia, onde o time disputaria a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional.
O acidente, que matou 71 pessoas, comoveu o mundo e é considerado o pior desastre relacionado ao esporte em muitos anos.
"60 Minutes" entrevistou o goleiro Jakson Follman — que perdeu parte da perna direita —, o lateral Alan Ruschel e o zagueiro Neto, assim como familiares dos atletas que morreram no acidente.
— Lembro do alarme tocando dentro do avião e uma voz em inglês dizendo emergência. Lembro de muita gente gritando "Jesus, me ajude" e "Deus, tenha piedade" — revelou Neto, em um trecho do programa divulgado à imprensa.
Follman declarou que a lembrança mais forte é a do silêncio após o impacto.
— Só se escutava o vento, não havia qualquer barulho.
Entre os entrevistados está Letícia Gabriel, viúva do goleiro e ídolo da equipe Danilo Padilha. Ela recordou o momento em que uma caravana de caminhões entrou no estádio da Chapecoense com os caixões, durante o funeral coletivo.
— Lembro dos caminhões e da chuva forte. Parecia que Deus estava vendo esta tragédia e começou a chorar — contou.
"60 Minutes", que está em sua 50ª temporada, é uma verdadeira instituição da TV americana. O capítulo sobre a Chapecoense será exibido no domingo, às 19h local(22h de Brasília).