Um confronto divisional da NFC Norte fechou a semana 5 da NFL na noite desta segunda-feira (9). A defesa do Minnesota Vikings controlou as ações, conseguiu atrapalhar a estreia do quarterback novato Mitchell Trubisky e venceu um jogo complicado por 20 a 17.
Sam Bradford voltou a jogar por Minnesota pela primeira vez desde a semana 1, quando sofreu uma lesão no joelho. Mas o quarterback estava visivelmente sem condições. Com pouca mobilidade, cedeu um sack na end zone — um safety a favor do Bears, que abriu o placar em 2 a 0. No primeiro tempo, o Vikings só pontuaria com um field goal de Kai Forbath, levando o 3 a 2 para o intervalo — e já com o reserva Case Keenum em campo na última campanha. Com Keenum na volta para o terceiro quarto, o Vikings anotou seu primeiro touchdown na noite em um passe de 13 jardas para o tight end Kyle Rudolph.
No primeiro jogo da carreira de Mitchell Trubisky na NFL, o quarterback mostrou algum talento e muita inexperiência — ele só teve um ano como titular no futebol americano universitário antes de se tornar profissional. Com isso, a defesa do Vikings controlava o jogo. O primeiro touchdown do Bears só saiu em uma jogada curiosa. Em vez de chutar a bola na devolução, o punter Pat O'Donnell fez um passe para o running back Benny Cunningham, que avançou 38 jardas até a end zone.
Na sequência, cada time anotaria mais um touchdown — o Vikings, em uma corrida de 58 jardas de Jerrick McKinnon. O Bears, no primeiro passe para touchdown da carreira de Trubisky, encontrando Zach Miller na end zone.
O Bears ainda recuperou a posse de bola a pouco mais de dois minutos do fim com a chance de ter a campanha da vitória. No entanto, Trubisky foi interceptado por Harrison Smith. A jogada defensiva permitiu a Forbath chutar o field goal decisivo para fechar o placar.
Pelo Vikings, Case Keenum completou 17 de 21 passes para 140 jardas e um touchdown. Sam Bradford havia completado cinco de 11 passes para 36 jardas. O novato Mitchell Trubisky completou 12 de 25 passes para 128 jardas, um touchdown e uma interceptação em sua estreia.
O Minnesota Vikings chegou a três vitórias e duas derrotas, igualando-se ao Detroit Lions na vice-liderança da NFC Norte. No domingo, o time recebe o líder da divisão, o Green Bay Packers. Com uma vitória e quatro derrotas, o Chicago Bears é o lanterna. No domingo, visita o Baltimore Ravens.