Em uma partida emocionante e com placar movimentado, o Chicago Cubs, atual campeão da World Series da Major League Baseball (MLB), venceu o Washington Nationals no jogo 5 da semifinal da Liga Nacional e garantiu vaga na National League Championship Series (NLCS). O time do Illinois despachou o rival pelo placar apertado de 9 a 8. Com o triunfo, o Cubs vai disputar a final da Liga Nacional contra o Los Angeles Dodgers, que está descansando desde terça-feira — a equipe varreu a série contra o Arizona Diamondbacks. O vencedor do duelo garante uma das duas almejadas vagas na World Series.
No primeiro inning do jogo, o Cubs saiu na frente do marcador após Jon Jay cruzar o home plate, aproveitando que a defesa do Nationals priorizou eliminar Anthony Rizzo, que conseguiu apenas uma rebatida fraca dentro do campo interno.
A resposta do time da casa aconteceu já no segundo inning, com um home run de Daniel Murphy e um home run de três corridas anotado por Michael A. Taylor, que impulsionou Anthony Rendon e Matt Wieters ao home plate: 4 a 1 para o Nationals.
Mesmo jogando fora de casa, o Cubs não deixou o Nationals ficar muito folgado no placar. Na terceira entrada, o time do Illinois diminuiu a diferença no marcador para apenas uma corrida, com Kris Bryant anotando uma corrida após eliminação de Addison Russel no Campo interno e Wilson Contreras chegando ao home plate depois de um arremesso selvagem de Gio Gonzalez, que iniciou os arremessos pelo Nationals. O pitcher deixou a partida na quarta entrada, dando lugar a Matt Albers. Na quinta entrada, Max Scherzer entrou no montinho pelo time da casa.
O Cubs voltou a ficar na frente do placar na parte alta do quinto inning, com Russel conseguindo impulsionar Contreras e Ben Zobrist após uma rebatida dupla. Russel também conseguiu cruzar o home plate, aproveitando um erro da defesa do Nationals. No mesmo inning, Jason Heyward também anotou uma corrida após Jon Jay sofrer um hit by pitch. 7 a 4 para o Chicago.
O time visitante ampliou a vantagem na parte alta da sexta entrada, com Russel impulsionando uma corrida de Zobrist contra Brandon Kintzler, que havia substituído Scherzer.
O Nationals diminuiu distância no placar após Jayson Werth aproveitar um arremesso selvagem para anotar uma corrida e Murphy conseguir uma rebatida dupla que impulsionou Bryce Harper: 8 a 6 para o Cubs. Mas esse princípio de reação foi barrado logo na entrada seguinte, com mais uma corrida anotada pelo Cubs. Desta vez, Kyle Schwarbe avançou sobre o home plate por meio de um forceout.
Na parte baixa do sétimo inning, Taylor marcou uma corrida para o Nationals após rebatida de sacrifício de Harper. O time de Washington voltou a encostar no placar na oitava entrada, com Taylor impulsionando Murphy contra o experiente Wade Davis. No entanto, as esperanças do Nationals acabaram na parte baixa do nono e último inning. Davis voltou inspirado para o montinho e eliminou a parte quente do lineup do time da casa: Trea Turner, Werth e Harper _ os dois últimos por strikeout.
Los Angeles Dodgers e Chicago Cubs se enfrentam no primeiro jogo da NLCS no sábado (14), no Dodger Stadium, em Los Angeles, às 21h.