CR7, Messi e Neymar lideram a lista de nomeados à Bola de Ouro da France Football 2017, revelada nesta segunda-feira pela revista que entrega o prêmio desde 1956, com as novidades do espanhol Isco e do francês Kylian Mbappé.
O português Cristiano Ronaldo, quatro vezes vencedor do prêmio no ano passado, espera conquistar o título neste ano e empatar com o argentino Lionel Messi, que tem cinco Bolas de Ouro.
Os dois dividem o prêmio desde 2008, com Messi conquistando o troféu em 2009, 2010, 2011, 2012 e 2015, e o luso voltando com a Bola de Ouro para casa em 2008, 2013, 2014 e 2016.
A France Football entrega o prêmio desde 1956, dividindo a premiação com a Fifa entre 2010 e 2015. A publicação revelou os 30 nomeados para a edição 2017 nesta segunda-feira.
O Brasil tem três representantes da lista: o lateral Marcelo (Real Madrid), o meia Philippe Coutinho (Liverpool) e o atacante Neymar (Paris Saint-Germain), que foi terceiro em 2015.
As grandes novidades para esta edição são o espanhol Francisco Alarcón 'Isco' e o francês Kylian Mbappé. O talentoso meia do Real Madrid, vencedor da Bola de Ouro Sub-21 em 2012, entra pela primeira vez na lista da France Football após excelente temporada com o clube merengue.
Já o prodígio francês é o mais jovem entre todos da lista, com apenas 18 anos. Mbappé foi um dos principais responsáveis pelo título francês do Monaco e por levar o time do Principado às semifinais da Liga dos Campeões. O PSG pagou 180 milhões de euros para levá-lo à Paris, o que o tornou o segundo jogador mais caro da história atrás de Neymar.
A França é o país com mais jogadores nomeados (Kanté, Griezmann, Benzema e Mbappé), enquanto a Liga espanhola lidera o número de jogadores na lista, com 11. Premier League (7), Ligue 1 (5), Serie A (5), Bundesliga (2).
O Real Madrid é o clube com mais candidatos, com total de sete jogadores (Isco, Ramos, Marcelo, Kroos, Modric, Benzema e Ronaldo).
-- Lista completa de candidatos à Bola de Ouro France Football-2017 :
Neymar / Paris SG - Brasil
Luka Modric / Real Madrid - Croácia
Paulo Dybala / Juventus - Argentina
Marcelo / Real Madrid - Brasil
N'Golo Kanté / Chelsea - França
Luis Suárez / Barcelona - Uruguai
Sergio Ramos / Real Madrid - Espanha
Jan Oblak / Atlético de Madri - Eslovênia
Philippe Coutinho / Liverpool - Brasil
Dries Mertens / Napoli - Bélgica
Kevin de Bruyne / Manchester City - Bélgica
Robert Lewandowski / Bayern de Munique - Polônia
David de Gea / Manchester United - Espanha
Harry Kane / Tottenham - Inglaterra
Edin Dzeko / Roma - Bósnia
Antoine Griezmann / Atlético de Madri - França
Toni Kroos / Real Madrid - Alemanha
Gianluigi Buffon / Juventus - Itália
Sadio Mané / Liverpool - Senegal
Radamel Falcao / Mónaco - Colômbia
Lionel Messi / Barcelona - Argentina
Pierre Emerick Aubameyang / Borussia Dortmund - Gabão
Edinson Cavani / Paris SG - Uruguai
Mats Hummels / Bayern de Munique - Alemanha
Karim Benzema / Real Madrid - França
Cristiano Ronaldo / Real Madrid - Portugal
Eden Hazard / Chelsea - Bélgica
Leonardo Bonucci / Milan - Itália
Isco / Real Madrid - Espanha
Kylian Mbappé / Paris SG - França
* AFP