O Cruzeiro sofreu, mas garantiu sua vaga na semifinal da Copa do Brasil. Diante de quase 45 mil pessoas no Mineirão, a Raposa saiu perdendo, chegou ao empate em 1 a 1 no fim e avançou graças aos gols marcados fora de casa no empate em 3 a 3, no Allianz Parque. Keno, após chute desviado, ia fazendo o Verdão conseguir uma classificação heroica, depois de buscar o empate em 3 a 3 em um tempo na sua casa. Mas a pressão cruzeirense acabou dando resultado, e Diogo Barbosa foi o autor do gol que fez o estádio em Belo Horizonte explodir.
Apesar de toda a emoção, o primeiro tempo foi ruim. O melhor veio das arquibancadas, não do campo. Enquanto o Cruzeiro deixava a bola com o Palmeiras, que rodava ela na maior parte do tempo entre sua defesa e volantes, as duas torcidas fizeram barulho.
Leia mais:
Botafogo vence o Atlético-MG e avança na Copa do Brasil
Dourado celebra vitória do Fluminense, mas lamenta mais um gol sofrido de bola parada
Fluminense e Ponte Preta avançam para oitavas da Sul-americana
Os palmeirenses lotaram o setor de visitantes e com bandeiras e baterias deram bastante apoio. Os cruzeirenses, com direito a explosões na entrada dos times ao campo, também não deixaram a desejar. Já as equipes de Mano Menezes e Cuca, sim. Nenhum dos times teve chances claras. A Raposa teve a bola por mais tempo no seu campo de ataque, mas até o intervalo cada goleiro fez só uma defesa, em chutes fracos.
A segunda etapa foi mais interessante, especialmente pelo time da casa, que começou a ser mais perigoso com faltas próximas à área. Keno entrou para dar velocidade ao Verdão, só que o time mostrava os mesmos problemas de criação no meio de campo.
Do jeito que o jogo seguia, parecia que mais uma vez o Palmeiras precisaria de um pouco da sorte que teve nos jogos contra o Inter para marcar o gol da classificação. Pois ela veio, quando Fábio afastou o escanteio e Keno chutou de fora da área. O tiro desviou no meio do caminho e desta vez matou o goleiro: 1 a 0 para o Verdão.
Os 20 minutos restantes foram de apenas ataque do Cruzeiro. Os palmeirenses nos intervalos dos cantos roíam as unhas, enquanto a torcida celeste assistia mais quieta, temendo a eliminação após abrir 3 a 0 na ida. Isto mudou aos 41 minutos, depois da cabeçada bem colocada de Diogo Barbosa. O Mineirão pulsava com o gol, que deu a vaga à Raposa.
O time de Mano Menezes agora espera o jogo desta quinta entre Atlético-PR e Grêmio para saber qual será seu adversário. Os gaúchos levam grande vantagem dos 4 a 0 feitos na partida de ida. O Palmeiras, sem jogar bem, despediu-se de um de seus enfoques de 2017. Resta a Libertadores a disputar, este o maior desejo, e o Brasileiro, em que tenta garantir uma vaga na Libertadores. A busca por um título na temporada agora fica basicamente na conta da outra copa.