O Avenida garantiu o seu grande objetivo para 2017. Conseguiu a vaga no Gauchão de 2018 ao passar pelo Lajeadense e se garantir na final da Divisão de Acesso. O técnico Fabiano Daitx exaltou o planejamento do clube de Santa Cruz do Sul, que começou ainda no ano passado – mas diz que precisa haver uma evolução para a exigência maior da elite estadual.
Leia mais:
O "Rei do Acesso" quer evitar o efeito ioiô do Avenida
Folha de R$ 75 mil mensais faz São Luiz voltar à elite
Fernanda Grabauska: do álbum ao estádio, com o meu pai
Como foi o planejamento?
Começou o ano passado, quando eu saí do Pelotas. Eu comecei a temporada do ano passado no Pelotas, era líder com 12 pontos. Pedi para me desligar. Naquele fim de semana mesmo, tive o convite do Avenida. E uma frase que o presidente (Jair Eich) me disse era se eu queria vir para subir com Avenida. Achei interessante a maneira como ele me fez o convite. Infelizmente, não conseguimos reverter no ano passado. Mas me senti com um compromisso de fazer o trabalho dar certo, ele acreditou muito. Começamos a trabalhar para 2017 uma semana depois da desclassificação. Montamos um novo grupo, traçamos um perfil de jogadores. Começamos a fazer contatos em outubro. Esse foi o grande ponto. Conseguimos formatar um grupo muito forte, com experiência, nível de comprometimento. E aí, com o trabalho do dia a dia, o ambiente formou um time muito forte. Todos compraram a ideia.
Vocês vão jogar a final em uma clima mais tranquilo?
Ah, perfeito. Tira um peso muito grande. Jogar a final com o desejo de vencer, mas sem o mesmo peso que foi para conseguir o acesso.
Já tem planejamento para o segundo semestre? Tua ideia é seguir no clube?
Ainda não temos. Ficamos de tentar viabilizar, ter sequência no nosso projeto. Minha ideia é permanecer.
Você acha que o Avenida tem o que é preciso para seguir na elite além de 2018?
Acredito que possa ser feito, sim. Precisa se estruturar um pouco melhor, ter um planejamento um pouco mais bem elaborado, planejar o campeonato. Nem só em relação ao time, mas planejar e evoluir como clube. Mas acredito que possa, sim, permanecer na Primeira Divisão.
*ZHESPORTES