Dez meses após os Jogos do Rio 2016, o local onde foram realizadas as provas de canoagem slalom é tido hoje como uma área de risco para os que vivem na região de Deodoro, na zona oeste da cidade.
É que o tanque de água onde medalhas foram disputadas em agosto do ano passado, hoje serve de hábitat para animais como capivaras e até jacarés.
Leia mais:
Tóquio 2020 diz que usará experiências da Olimpíada do Rio como inspiração
Medalhas do Rio 2016 apresentam desgaste e geram reclamação
Bach pede paciência e defende legado dos Jogos Rio-2016
O local está abandonado desde o início do ano. De setembro a dezembro, o espaço no Parque Radical do Rio foi administrado por um organização social cujo contrato foi encerrado ao fim do mandato do ex-prefeito Eduardo Paes. Com a nova gestão de Marcelo Crivella, uma avaliação dos custos da estrutura está sendo feita para abrir a licitação e nenhum acordo de emergência foi realizado para manter a utilização do chamado Parque Radical.
As condições em Deodoro foram citadas pelo representante da subsecretaria municipal de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Maurício Mendes Pinto, que participou nesta quarta-feira de audiência pública realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, que debateu o legado olímpico deixado pelos Jogos Rio-2016.
– No momento há um processo de contratação emergencial em paralelo ao projeto em que a Confederação passaria a utilizar o tanque. A Secretaria tem noção do problema mas não quer colocar a população em risco. Para se ter uma ideia, até jacaré a gente encontrou lá – afirmou o representante da Prefeitura durante a audiência pública.
A situação do local foi ironizada pelo deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE).
– Se encontrou até jacaré dentro do tanque, esse é um local radical mesmo – comentou o parlamentar.
No projeto, tanto o circuito utilizado na Rio 2016 para as provas de canoagem slalom e a pista de BMX farão parte do Parque Radical, considerado um dos legados dos Jogos Olímpicos sendo o segundo maior parque da cidade do Rio de Janeiro com 500 mil metros quadrados. A ideia é que o local seja utilizado tanto para lazer como também por confederações para treinamento de alto rendimento.
*LANCEPRESS