Pela primeira vez uma partida de futebol no Brasil terá árbitro de vídeo. Será a final do Pernambucano, entre Sport e Salgueiro, domingo, na Ilha do Retiro. A ferramenta estará em ação para valer (chamado teste online), com as informações chegando aos árbitros em campo e podendo interferir nas decisões tomadas.
Leia mais
Para receber Brasil x Equador, Arena realiza limpeza da cobertura
Palmeiras terá 11 dias sem jogos e pode passar na Libertadores até perdendo
Federação Internacional de Basquete autoriza uso do véu islâmico por jogadoras
No modelo brasileiro, que é diferente do que a Fifa e países europeus tem adotado, um árbitro fica em uma cabine e passa as informações ao pessoal de campo eletronicamente, não sendo necessária a ida do árbitro principal à beira do gramado.
– Nós estamos satisfeitos com o progresso do Brasil nos últimos 12 meses e acompanhamos a CBF e a Federação Pernambucana durante toda a preparação para esse primeiro teste com o árbitro de vídeo alcançar o sucesso – afirmou o secretário-geral do International Football Association Board (IFAB), Lukas Brud.
Só em lances capitais
O uso do vídeo será aplicado em quatro situação: dizer se foi gol ou não, se foi pênalti ou não, se houve aplicação devida de cartão vermelho e identificação equivocada de jogador na aplicação de cartão.
Em 2016, a CBF já havia feito dois testes offline, sem comunicação entre cabine, na final do Campeonato Carioca (Vasco x Botafogo). Neste ano, houve testes em partidas de categorias de base realizados na Granja Comary, em Teresópolis.