A má fase do Lakers, que não vai aos playoffs da NBA desde 2013, deixou uma lacuna na torcida de Los Angeles. E o preenchimento parece dividido. Já que o Clippers, mesmo mais competitivo, não consegue cair nas graças do público local, o Dodgers passou a ser o time mais popular da cidade – o que acontece pela primeira vez desde que a empresa Loyola Marymount começou a fazer o levantamento, há quatro anos.
De acordo com a pesquisa, o Dodgers é o time favorito de 36% dos angelinos, contra 35% do Lakers. Depois, aparecem Clippers (NBA, 7%), Angels (MLB, 6%), Kings (NHL, 6%), Galaxy (MLS, 5%), Rams (NFL, 5%) e Sparks (WNBA, 0,2%). Como foi movido recentemente e ainda não jogou na cidade, o Chargers ainda não aparece nos dados. A pesquisa ouviu 2,4 mil adultos durante o mês de janeiro.
Leia mais:
Magic Johnson diz que buscará estrela para o elenco do Lakers
Investidores planejam renovações em arena de Seattle para receber NBA e NHL
Projeção: o que cada time da NFL buscará no draft
Tanto Dodgers quanto Lakers tiveram suas origens em outras cidades antes de ir para Los Angeles. Com o nome de Dodgers e outras nomenclaturas anteriores, o time da MLB jogou no Brooklyn, em Nova York, de 1884 até 1957, e está na Califórnia desde 1958. Já o Lakers atuou na cidade de Minneapolis de 1948 a 1960.
O Dodgers tem sido um time competitivo nos últimos anos, mas está há um bom tempo sem títulos. A franquia não conquista a World Series desde 1988. Desde então, o Lakers já conquistou a NBA cinco vezes – 2000, 2001, 2002, 2009 e 2010.
A grande ligação entre as duas franquias é Magic Johnson. Presidente de operações de basquete no Lakers, o ídolo local é acionista do Dodgers. Quando ele comprou as ações do time, em 2011, disse que via potencial de a equipe ter a mesma popularidade do Lakers – talvez não esperasse que, quando isto ocorresse, ele estaria envolvido com o basquete novamente.
*ZHESPORTES