O futebol caxiense perdeu definitivamente o preconceito. O ápice se consumou na noite desta segunda-feira, quando a direção do Juventude acertou os últimos detalhes da contratação do técnico Gilmar Dal Pozzo, ídolo eterno do rival Caxias por ter sido o goleiro campeão gaúcho de 2000. PC Parente não resistiu às más apresentações do time neste início de 2017 e foi demitido. O anúncio oficial do novo treinador está marcado para esta terça-feira.
Aos 47 anos, Dal Pozzo tem uma mágoa: nunca foi convidado para treinar o Caxias, mesmo após trabalhos de sucesso no Veranópolis e sobretudo na Chapecoense, com títulos do Interior e acessos nacionais. Por anos foi deixado de lado por sucessivas direções grenás mesmo sendo adorado pelos torcedores como o goleiro campeão de 2000 ou como aquele que defendeu um pênalti de Ronaldinho Gaúcho em uma final de Gauchão.
Na história recente da dupla Ca-Ju, é a segunda vez que um ídolo ou atleta muito identificado em um dos clubes assume como técnico do rival. Em 2012, o Caxias ignorou Dal Pozzo para contratar Antônio Picoli, zagueiro campeão da Copa do Brasil pelo Juventude em 1999.
Há pelo menos duas semelhanças entre PC e Dal Pozzo em 2017: ambos sofreram rejeições de torcedores depois de eliminações na Copa do Brasil. No Ceará, Dal Pozzo foi demitido após perder para o Boavista-RJ.
A carreira do técnico começou em 2008, no Veranópolis. Passou também por Pelotas e Novo Hamburgo antes de chegar na Chape, em 2012. No clube catarinense, conquistou os acessos da Série C para a Série B e, no ano seguinte, para a elite do futebol brasileiro. Nos últimos anos, Dal Pozzo trabalhou em clubes como Criciúma, ABC-RN, Náutico e Paysandu.
Gauchão 2017
Gilmar Dal Pozzo é o novo técnico do Juventude e será apresentado nesta terça-feira
Eterno ídolo grená comandou o Ceará neste início de temporada e agora assume o lugar de PC
Adão Júnior
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project