O Uruguai fez apenas o suficiente para vencer o Peru por 1 a 0 nesta terça-feira e assumir a liderança das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2018, aproveitando a derrota do Equador para a Colômbia. A dupla de ataque celeste voltou a funcionar no Estádio Centenário: Suárez deu assistência para Cavani marcar o gol da vitória na etapa final do confronto, válido pela sexta rodada.
Com o triunfo, a Celeste alcançou os 13 pontos na tabela. Com um saldo de gols melhor que o Equador - 8 a 5 -, o time de Óscar Tabárez agora lidera a classificação. O Peru, por sua vez, segue com quatro pontos, em oitavo.
Leia mais
Pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2018, Uruguai e Peru só voltam a campo em setembro. A Celeste vai encarar nada menos que a Argentina fora de casa. O Peru, também como visitante, vai enfrentar a Bolívia.
Nem mesmo o Centenário lotado foi capaz de fazer o Uruguai pressionar o Peru na primeira etapa. O time de Óscar Tabárez teve um pouco mais a posse de bola - 54% a 46% antes do intervalo -, mas as chances de gols foram raras para ambas seleções.
O Peru, que parecia satisfeito com o 0 a 0 desde o apito inicial, ameaçou primeiro, aos 24 minutos. Guerrero recebeu bom passe e encheu o pé, mas Muslera fez a defesa. Os uruguaios responderam na bola aérea. Álvaro Pereira cabeceou, a bola desviou em Cristian Ramos e explodiu no travessão.
Com Cristian Rodríguez no lugar de Vecino, o Uruguai voltou melhor e não demorou para abrir o placar. Logo aos dois minutos, o Cebolla obrigou o goleiro Gallese a fazer boa defesa. Aos sete, a dupla de ataque celeste funcionou. Suárez enfiou para Cavani, que soltou a bomba e abriu o placar.
A partir de então, a partida voltou ao ritmo lento do primeiro tempo. Sánchez e Cavani tiveram chances de ampliar para o Uruguai, mas a finalização não saiu como eles queriam. Pelo Peru, Advincula, em chute de longe, foi quem exigiu mais de Muslera, que fez a defesa e garantiu a vitória e a liderança celeste.
*LANCEPRESS