No primeiro jogo do Grêmio no Brasileirão 2015, os três pontos ficaram para depois. No último lance da partida, o tricolor cedeu um empate em 3 a 3 para a Ponte Preta, na Arena.
O Grêmio começou a partida pressionando: aos cinco minutos, Galhardo cobrou falta na cabeça de Pedro Geromel. O cabeceio entrou, mas o impedimento foi assinalado.
Mesmo com o gol anulado, o tricolor seguia adiantado. A marcação no campo da Ponte Preta forçava o adversário a praticar chutões e o impedia de colocar a bola no chão.
Depois de muita insistência, o Grêmio conseguiu furar o bloqueio da zaga paulista. De falta, Luan alçou para Yuri Mamute, que abriu o placar na Arena.
A primeira grande chance da Ponte Preta ocorreu aos 32 minutos de jogo. Renato Cajá bateu falta um pouco à frente da intermediária gremista, mas a bola explodiu na barreira e foi por cima da meta de Grohe.
Com o resultado a seu favor, o Grêmio se acomodou na partida e o primeiro tempo terminou sem muitas emoções para ambos os lados.
Na etapa complementar, o time de Felipão imprimiu ritmo parecido ao do início do jogo. Logo aos nove minutos, Yuri Mamute marcou o seu segundo tento na partida após jogada habilidosa de Luan. O atacante ainda deixou o goleiro Marcelo Lomba no chão antes de estufar as redes da Macaca.
A partir dos 15 minutos, foi a Ponte quem tomou conta do jogo com lances perigosos.
Após pressão que resultou em uma defesa milagrosa de Marcelo Grohe, os paulistas conseguiram chegar ao gol com Renato Cajá. De fora da área, o meia chutou colocado no ângulo direito do goleiro gremista, que não alcançou para fazer a defesa.
Quatro minutos depois, o Grêmio cedeu o empate.
A Ponte Preta, que havia pouco descontara, continuava à frente. Rildo pegou a sobra e deixou o placar igual na Arena do Grêmio.
Diante do empate, Felipão mudou o time: tirou Lincoln e colocou Everton. Galhardo também saiu para a entrada de Matías Rodriguez. Giuliano, vaiado durante boa parte do jogo pela torcida gremista, deixou a partida para Douglas entrar.
As substituições do comandante tricolor surtiram efeito. De falta, Douglas colocou a bola na área. Após participação de Walace, Matías Rodriguez chutou em cima de Lomba e, no rebote, acertou o gol que colocou o Grêmio à frente do placar novamente.
Com o resultado na mão, o Grêmio tentou controlar o jogo até o final. Mas a Ponte pressionou e, no último lance da partida, marcou o empate em 3 a 3.
;
O tricolor volta aos gramados pelo Brasileirão no próximo sábado, contra o Coritiba, fora de casa, pela segunda rodada do campeonato.
FICHA TÉCNICA:
Grêmio 3x3 Ponte Preta
Local: Arena do Grêmio
Árbitro: Héber Roberto Lopes
Grêmio: Marcelo Grohe; Rafael Galhardo (Matías Rodriguez), Pedro Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Lincoln (Everton) e Giuliano (Douglas); Luan e Yuri Mamute. Técnico: Felipão
Ponte Preta: Marcelo Lomba; Rodinei, Tiago Alves, Pablo e Gilson; Josimar (Juninho), Fernando Bob, Paulinho (Diego Oliveira) e Renato Cajá; Biro Biro e Rildo (Felipe Azevedo). Técnico: Guto Ferreira
Cartões amarelos: Rafael Galhardo, Yuri Mamute, Walace (GRÊ); Biro Biro, Josimar, Renato Cajá, Rildo, Tiago Alves (PON)
Cartão vermelho: Tiago Alves (PON)
Gols: Yuri Mamute (GRÊ), aos 24 minutos do primeiro tempo e aos 9 do segundo, Renato Cajá, aos 16 minutos do segundo tempo, Rildo, aos 19, Matías Rodriguez, aos 33, e Diego Oliveira, aos 49.
Público: 13.164