Com o sucesso da "tempestade brasileira", como é conhecida a talentosa geração de surfistas que vem se destacando no Circuito Mundial, cada vez mais o interesse pelo esporte aumenta no país. Mas você sabe quais são os critérios de avaliação das manobras e o que é levado em conta na definição das notas de cada competidor? Para explicar como funciona o julgamento do desempenho dos surfistas, ZH consultou Luli Pereira, 38 anos, juiz catarinense que trabalha no Circuito Mundial desde 2005.
A tempestade brasileira que chegou para ficar no Surfe
Cinco juízes avaliam o desempenho dos surfistas nas baterias do Circuito Mundial de Surfe. As notas, que variam de 0,1 a 10, são registradas em uma planilha e digitadas em um terminal. A maior e a menor nota atribuída a cada onda surfada são descartadas, e a avaliação final é calculada pela média das três notas válidas.
Surfe brasileiro: sucesso lá fora, crise doméstica
Um supervisor/juiz-chefe fiscaliza as notas em todas as baterias, a fim de evitar discrepâncias entre as avaliações (diferença de até 1,5 ponto em relação à média, para mais ou para menos, é tolerada). Se necessário, cada juiz pode rever as manobras pela TV para decidir se muda ou não a nota.
- O ideal é que as notas estejam próximas - diz Luli Pereira.
No Circuito Mundial de Surfe, as baterias têm duração de 30 minutos, e podem reunir dois ou três surfistas, dependendo da fase. Os competidores podem surfar um número ilimitado de ondas, mas apenas as duas melhores notas são válidas. Dessa forma, um surfista pode alcançar o máximo de 20 pontos em cada bateria - a soma de duas notas 10.
A avaliação do juiz leva em consideração os seguintes critérios: risco e grau de dificuldade, manobras inovadoras e modernas do surfista, combinação de grandes manobras, variação no repertório de manobras do surfista, além de força, velocidade e fluidez na onda. Os juízes também observam as condições do mar. Em Pipeline, praia do Havaí conhecida pelas ondas tubulares, a execução de tubos é bastante valorizada.
Os juízes são provenientes de países com tradição no surfe, como Austrália, EUA, Havaí (o Estado americano é considerado uma nação no mundo do surfe), Brasil, África do Sul, França e Espanha. Quando uma etapa é disputada na Austrália, há mais juízes daquele país, assim como ocorre no Brasil.
As principais manobras do surfe