Depois de 27 anos o Brasil volta a ter uma tenista campeã de um WTA, evento de primeira linha do circuito mundial. Teliana Pereira, de 26 anos, número 130 do mundo, conquistou, neste domingo, o título do torneio de Bogotá, na Colômbia, com premiação de US$ 250 mil. A pernambucana superou a cazaque Yaroslava Shvedova, 75ª colocada e ex-top 25, por 2 sets a 0 com parciais de 7/6 (7/2) 6/1 após 1h21min de duração.
::: Djokovic é bicampeão de Monte Carlo
A última brasileira a conquistar tal feito foi Niege Dias no primeiro dia de maio de 1988 no torneio de Barcelona, na Espanha.
Teliana fez uma campanha perfeita no saibro colombiano sem perder sets contra a campeã de Roland Garros de 2010, Francesca Schiavone, depois da luxemburguesa Mandy Minella, nas quartas bateu a espanhola ex-top 40, Lourdes Lino e na semi superou a principal favorita e 27ª ranqueada, a ucraniana Elina Svitolina.
Pela conquista ela somará 280 pontos e vai grudar no top 80 ficando provavelmente na 81ª colocada, garantindo o melhor ranking de sua carreira - marca anterior havia sido o 87º.
Ela fatura o segundo caneco seguido após vencer na semana passada o challenger de Medellin, na Colômbia.
O jogo
O primeiro foi foi nervoso, a brasileira errou bastante no começo, tomou uma quebra em 4/2, mas viu a rival ceder o empate com bola na rede. Ela marcou 5/4 e Shvedova chamou o técnico em quadra. O duelo foi ao tie-break e a pernambucana foi perfeita balançando a rival para fechar por 7/6 (7/2) com um ace.
Na segunda etapa a brasileira saiu quebrando e passou a jogar com firmeza no saque e devolução, com muita confiança. Shvedova, cansada e pressionada, errava e era dominada. Teliana abriu 5/0 e saque, começou mal, salvou três breakpoints, desperdiçou um match-point com curta ruim e winner da adversária, mas tomou passada sendo quebrada. No game seguinte porém ela foi pra cima nas respostas e fechou com erro da rival dando pulos de alegria.
A brasileira se emocionou na entrega dos troféus e chorou ao comentar parte de sua trajetória.