O Barra Mansa foi condenado nesta segunda-feira por escalação irregular de jogadores e perdeu 15 pontos no Carioca, levando ainda R$ 5 mil de multa. A decisão, por unanimidade, foi em primeira instância e cabe recurso. Com a decisão, o clube carioca está rebaixado.
O clube do Sul Fluminense foi punido com base no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva por ter usado o zagueiro Romulo em cinco partidas antes de se concretizada a inscrição na competição, no dia 4 de março. Na primeira partida da série, contra o Volta Redonda, o Barra Mansa também colocou Wesley no banco, que até hoje não apareceu na lista de inscritos.
A punição poderia ter sido ainda maior - perda de 22 pontos -, porque os auditores desconsideraram o jogo contra a Cabofriense e ainda não deduziram os pontos conquistados em campo, fechando a conta de 15 pontos.
Com o resultado do julgamento, o Barra Mansa despenca para a lanterna do Carioca, com -7 pontos, tirando o Boavista da zona de rebaixamento e deixando o Nova Iguaçu com possibilidade maior de fugir da degola. Os dois clubes participaram, como terceiros interessados, do julgamento desta segunda-feira.
Em sessão, o Barra Mansa tentou usar um email da Ferj como prova, mas só se complicou, já que a data do correio foi do mesmo dia 4 de março, quando a inscrição de Romulo foi efetivada. Mas não houve documento que provasse a inscrição desde o início do Estadual e o clube foi condenado.
*LANCEPRESS