Nem sempre o número de medalhas é um indicativo de reconhecimento do esporte. A vela brasileira é um exemplo disso. Atualmente é a segunda modalidade esportiva que mais conquistou medalhas olímpicas para o Brasil ( 17 no total) e a primeira em número de medalhas de ouro (seis). Há muitos fatores para isso, entre os quais, ideias pré-concebidas a respeito da vela e falta de cultura náutica. Mas desejo mostrar um aspecto ainda menos conhecido para a maioria das pessoas sobre essa modalidade.
A vela é um esporte dos mais completos para formação física e psicológica das crianças. Por isso no mundo todo hoje é visto não apenas como uma atividade meramente competitiva, mas seu alcance vai mais adiante. Elas aprendem a velejar sozinhas ou em equipe, precisam tomar decisões por si mesmas ou em grupo e desenvolvem o sentido de responsabilidade e respeito mútuo.
Acreditamos que a vela é um maravilhoso meio de dar aos jovens a possibilidade de ampliarem os seus limites pessoais diante da vida. Esse é o pensamento orientador da Escola de Vela Minuano que completa 40 anos de atividades ininterruptas no Veleiros do Sul. Nos cursos, cada criança desenvolverá suas habilidades peculiares, mas elas terão em comum a visão da conexão entre o homem, sociedade e o meio ambiente.
O treinamento técnico deve ser acompanhado da parte educacional. Pelas observações das regras mostramos que elas são um benefício e não um cerceamento. Por esta prática os jovens aprendem de modo direto ou indireto, que qualquer atividade humana está sujeita as responsabilidades e depende de consentimentos na vida em sociedade.
Os clubes são os formadores de velejadores e o começo passa pela escola. A vela de base gaúcha vive um bom momento. Tiago Quevedo, 14 anos, em janeiro se tornou bicampeão da classe Optimist, barco de formação na vela, e a flotilha gaúcha foi campeã brasileira por equipes. Todos eles passaram pela escola.
Desta maneira acreditamos que o ambiente favorável formado pelo Veleiros do Sul contribui para formação de velejadores e da cidadania por meios de atividades esportivas, sociais e ambientais, todas estruturadas sob a plataforma da prática do esporte. Mostrar valores aos nossos jovens é também papel da vela.