A etapa que deveria ser a mais difícil para um atleta foi conquistada pelo jovem Matheus Murillo, 13 anos. No último domingo, ele defendeu o nome de Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul, no Grand Slam de Betim (MG), que formou a seleção brasileira de taekwondo para 2015.
Leia mais notícias sobre lutas
E, mais do que participar do evento, o lutador atingiu o seu objetivo e conquistou uma das vagas na equipe nacional da categoria até 65 kg. Porém, outra batalha que independe do jovem desportista já começou: a falta de recursos para viajar às competições internacionais.
- Estou muito orgulhosa dele. Agora, a parte mais difícil vai ser conseguir dinheiro. A confederação (CBTKD) ainda não disponibiliza recursos para a categoria cadete. Penso em uma quantia de R$ 10 mil para despesas com passagem e alimentação apenas para uma competição - disse a mãe do atleta, Rejane Fidêncio, que é professora de taekwondo.
Em sua agenda internacional, Matheus terá o Mundial de Cadetes na Coreia do Sul, em agosto, e o Pan-Americano do Canadá, em julho.
Além de Matheus Murillo, da academia Eam Kwanki, outra atleta de Santa Maria também participou da seletiva, Mariana Athayde, 15 anos, da Academia Gênesis, na categoria juvenil. No entanto, ela não conseguiu a vaga na Seleção.
Quem quiser ajudar o atleta de Santa Maria pode entrar em contato pelo telefone: (55) 9604-0102.