A seleção da Costa Rica foi a que mais se valorizou na Copa do Mundo do Brasil e seus jogadores ganharam 28,4% de valor de mercado, segundo um estudo publicado na terça-feira (15) pela empresa Pluri Consultoria.
Segundo o relatório, os 'Ticos', que de maneira surpreendente chegaram às quartas de final do torneio, atingiram o valor de 50,2 milhões de euros, quando antes do torneio eram avaliados em 39,1 milhões.
O valor total dos 736 jogadores convocados por suas seleções para disputar o Mundial cresceu em 1,1%, até os 6,3 bilhões de euros.
Os 23 jogadores da seleção alemã, a campeã do torneio, estão no topo da tabela das equipes mais valiosas com um preço de mercado de 519,2 milhões de euros, o que representa um aumento do 15,5%.
Depois da Costa Rica, as seleções que mais se valorizaram foram a dos Estados Unidos (+17,4%) e do México (+16,6%).
Entre as principais seleções, a maior queda foi da equipe espanhola, campeã do Mundial da África do Sul e que teve uma atuação decepcionante no torneio do Brasil, ao ser eliminada ainda na primeira fase, com uma desvalorização de 7,3%. O Brasil ficou em segundo com uma redução de 4,6% em seu valor de mercado.
A 'Fúria', que ocupava o primeiro lugar antes da competição (486,9 milhões de euros), caiu para terceira posição e foi superada por Argentina e Alemanha. Já o escrete canarinho caiu da terceira para a quarta posição.
Entre as equipes que mais desvalorizaram após a disputa da Copa estão as seleções de Nigéria (-10,9%), Rússia (-10,6%) e Gana (-10,2%), segundo a Pluri Consultoria.
Das 32 seleções que disputaram o Mundial, as três que terminaram o torneio com menor valor de mercado foram Austrália (49,4 milhões de euros), Irã (44,8 milhões de euros) e Honduras (33,7 milhões de euros).
Segundo outro estudo, divulgado na segunda-feira pela mesma empresa, o atacante de 21 anos da seleção da Costa Rica, Joel Campbell, foi o jogador que mais se valorizou com um ganho de 70%, seguido pelo equatoriano Enner Valencia (+69%) e pelo goleiro Keylor Navas (+65,1%), também da Costa Rica.
Para realizar essas estimativas, a Pluri Consultoria utiliza um software próprio com instrumentos estatísticos e econométricos nos quais são levados em conta 77 critérios diferentes como idade, disciplina, espírito de equipe e o nível das competições das quais o jogador participa.
“O Projeto Brasil 2014 é um oferecimento de Amanco, Lojas Certel, Languirú, Quartzolit , Capemisa Seguradora e Malhas Ferju.”