Uruguai e Colômbia fazem um dos confrontos mais aguardados das oitavas-de-final da Copa do Mundo. Em uma semana agitada pela suspensão de Suárez e com os colombianos fazendo um grande mundial, o jogo promete. Torcedores colombianos e uruguaios invadiram o Rio de Janeiro. A bola rola a partir das 17h deste sábado (28), no Estádio Maracanã. Vamos conferir como foram os bastidores horas antes da decisão.
Veja a tabela dos jogos da Copa do Mundo
Guia das cidades-sede: confira dicas sobre as capitais da Copa
Veja o guia alfabético das maiores personalidades dos mundiais
REVOLTA URUGUAIA
A suspensão de Suárez causou indignação na delegação uruguaia. Na entrevista coletiva oficial, o técnico Óscar Tabárez fez um pronunciamento de 15 minutos. Trouxe algumas anotações escritas em um papel e bateu forte na FIFA. Disse que o italiano Chiellini também deveria ter sido punido. A todo momento insinuava favorecimento a outras seleções com a saída do seu melhor jogador. Reclamou da falta de oportunidade de uma defesa justa em um julgamento e por fim, renunciou ao cargo que ocupa na entidade (consultor técnico em um grupo de estudo de táticas de futebol). Terminou com um "vamos que vamos", levantou e saiu aplaudido pela imprensa do Uruguai.
XODÓ COLOMBIANO
Sem Falcão Garcia, a imprensa colombiana exalta o meia James Rodríguez. Aos 22 anos, o jogador do Mônaco é uma das sensações da Copa. Entre os jornalistas ele é tratado como a grande estrela do time.
TABÁREZ X PEKERMAN
O duelo também vai envolver dois técnicos com experiência em Copas. Óscar Tabárez dirigiu o Uruguai nos mundiais de 1990 e 2010. É um dos responsáveis pela recuperação da seleção, quarta colocada na África do Sul. Jose Pekerman comandou a Argentina em 2006, sendo eliminado nas quartas, pela Alemanha.
SÃO JANUÁRIO NA COPA
Com o gramado do Maracanã novamente preservado, a solução foi usar o histórico Estádio de São Januário na véspera da partida. Uruguai e Colômbia fizeram o último trabalho antes da decisão na casa do Vasco. As duas seleções treinaram cobranças de pênaltis.
BRASIL NO TELÃO DO MARACA
Para que os torcedores entrem logo no estádio, a FIFA decidiu antecipar a abertura dos portões do Maracanã para às 12h30. O detalhe é que os telões do estádio vão exibir Brasil x Chile, às 13h. Assim, será possível observar o adversário das quartas-de-final.
SEGURANÇA TOTAL
Com o confronto entre duas seleções sul-americanas e com torcedores misturados na arquibancada, o governo do estado decidiu reforçar a segurança. Serão quatro mil policiais militares e a promessa de que o perímetro de exclusão não será rompido de maneira alguma. Dentro do estádio também será aumentado o número de stewards, com a orientação de ação imediata em caso de conflitos.
ESCALAÇÕES
COLÔMBIA: Ospina, Zuniga, Yepes, Zapata e Armero; Sanchez, Aguilar, Cuadrado e James Rodriguez; Ibarbo e Teófilo Gutierrez. Téc: Jose Pekerman
URUGUAI: Muslera, Cáceres, Lugano, Godín e Álvaro Pereira; Arévalo, González, Cristian Rodríguez e Lodeiro; Forlán e Cavani. Téc: Óscar Tabarez
Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)