As Seleções da Bélgica e da Coréia do Sul fizeram o trabalho de reconhecimento da Arena Corinthians, no começo desta noite, em São Paulo. Apontada como uma das prováveis surpresas da Copa, a equipe belga lidera o grupo H, com duas vitórias. Porém, apesar dos 100% de aproveitamento, o time comandado pelo ex-meia Marc Wilmots não agradou até o momento. Até mesmo os jogadores admitem o desempenho abaixo do esperado.
Veja a tabela dos jogos da Copa do Mundo
Guia das cidades-sede: confira dicas sobre as capitais da Copa
Veja o guia alfabético das maiores personalidades dos mundiais
Um dos fatores apontados é a falta de experiência, já que a Bélgica não disputava uma Copa desde 2002, quando o próprio Wilmots era jogador da equipe eliminada, pelo Brasil, nas oitavas de final. Neste jogo, o então camisa 8 chegou a marcar um gol, que acabou sendo anulado pelo árbitro, o que redundou por parte dos belgas em grande reclamação. Em termos de competições europeias, a situação ainda é pior, pois os belgas não jogam a fase final da Eurocopa desde 2000, quando co-organizaram o torneio, ao lado da Holanda.
Para o duelo diante da Coreia do Sul, onde um simples empate basta para assegurar a primeira posição, o que levará a equipe para Salvador na disputa das oitavas de final diante do segundo colocado do grupo G, Marc Wilmots não irá contar com o lateral-esquerdo Thomas Vermaelen, que sofreu uma lesão no tendão da parte posterior da coxa esquerda. Seu substituto deverá ser Jan Vertonghen. Além disso, o lateral-direito Tobia Alderweireld e o volante Axel Witsel serão preservados por já estarem com um cartão amarelo. Anthony Vanden Borre e Steven Defour serão os substitutos, respectivamente. Outro que não jogará é o capitão Vincent Kompany. O zagueiro do Manchester City será preservado, por recomendação médica. Assim, Nicolas Lombaerts deverá ganhar uma chance de atuar.
Já a Coreia do Sul decepciona. Apontada como um possível candidata a brigar pela segunda vaga com a Rússia, a equipe do técnico Hong Myung Bo, capitão do time semifinalista da Copa de 2002, fez um bom jogo na estreia quando empatou com os russos, mas depois foi facilmente batida pela Argélia ( 4 x 2), em Porto Alegre. Com apenas um ponto e na lanterna, os asiáticos necessitam vencer por dois gols de diferença e ainda torcer para que a Rússia vença a Argélia, pelo placar mínimo. Dessa forma, no número de gols marcados, os sul-coreanos poderiam ficar com a segunda colocação do grupo H.
Sobre a delicada situação, o técnico Hong Myung Bo disse: " Não sei se precisamos de um milagre, quem sabe seja isso mesmo, mas antes temos de jogar nosso melhor futebol e aguardar os resultados". A escalação sul-coreana é um mistério, já que apenas 15 minutos do treinamento puderam ser vistos e, nos demais dias, em Foz do Iguaçu, onde a Coreia do Sul está baseada nesta Copa, os trabalhos tem sido realizados com portões fechados para o público e imprensa.