O Grêmio foi heroico na argentina e buscou o empate diante do Newell's Old Boys. O 1 a 1 ocorreu aos 46 minutos da etapa final com gol de Rhodolfo após boa jogada com Barcos. O empate garante o tricolor na liderança do grupo 6 e o time fica dependendo apenas de mais 1 ponto para garantir a classificação para a apróxima fase.
A missão de Enderson Moreira era buscar um ponto na argentina, ou pelo menos isso. O treinador gremista começou a partida com Dudu, deixando o time muito mais ofensivo e isso foi notado nos primeiro minutos de partida. A defesa do Newell's precisou trabalhar bastante para anular as jogadas entre Luan, Barcos e Dudu.
Nos primeiros 10 minutos de jogo, o tricolor cercou o time argentino e não permitiu jogadas perigosas. O Newell's só conseguiu sua primeira oportunidade após erro de saída de Ramiro, mas sem perigo ao gol de Marcelo.
No primeiro tempo, o Grêmio passou o jogo inteiro atacando e evitando os erros, já que era essa a única forma do time argentino criar as jogadas. Enderson Moreira montou um esquema de encaixe de marcação, onde não sobrava ninguém livre e deixava Wendell com espaço para armar a maioria das jogadas ofensivas pelas laterais. No meio, Luan contou com o apoio de Edinho e Ramiro para chegar na área.
No fim da primeira etapa, o nome do jogo foi Marcelo. O time argentino aproveitou boa jogada e o goleiro tricolor brilhou ao defender uma bola que ia no canto esquerdo.
A segunda etapa começou sem alterações nas equipes, mas com um lance de muito perigo após erro de Wendell, que Bernardi aproveitou e chutou de primeira no travessão de Marcelo. A resposta do tricolor chegou aos 10 minutos com Luan fazendo boa jogada e deixando Riveros na cara do gol. O marcador só não foi aberto porque o goleiro Guzmán fez ótima defesa. Esses primeiros minutos foram de destaque para os goleiros. Marcelo fez outra grande defesa quando também contou com a sorte. O Newell's levantou uma bola na área que foi cabeceada e Grohe defendeu, ela bateu no travessão, pingou quase sobre a linha e o goleiro conseguiu ficar com ela.
O Grêmio perdeu algumas chances claras de gol e talvez a melhor delas foi após cobrança de escanteio, onde o goleiro ficou na primeira trave e Rhodolfo cabeceou pra fora, desperdiçando grande oportunidade.
Em jogo de libertadores, o fundamental é não perder essas chances e o Newells Ond Boys resolveu não colocar fora as poucas chances. Aos 32 minutos da etapa final e sem a zaga tricolor conseguir afastar uma bola que ficou rebatendo na grande área, Maxi Rodríguez aproveitou e chutou para fazer o primeiro gol dos argentinos.
Após isso, a pressão foi toda do tricolor e o gol de empate veio aos 46 da segunda etapa com Rhodolfo, que subiu e deixou tudo igual na Argentina. Barcos foi fundamental no empate, ao fazer boa jogada e cruzar para o 1 a 1 com o gol do zagueiro.
O Grêmio atuou da seguinte forma:
Marcelo Grohe; Pará (depois Everaldo), Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho (depois Alan Ruiz), Ramiro, Riveros, Dudu e Luan; Barcos.
Newell's:
Guzmán; Cáceres, V. López, Heinze, Casco; Villalba, Banega (depois Orzán), Bernardi (Castro); Figueroa, Ponce (depois Trezeguet) e Maxi Rodríguez.
O Grêmio fica com 8 pontos e é o líder do Grupo 6. A próxima partida pela Libertadores será contra o Atlético Nacional (COL) no dia 2/4 (quarta-feira), às 22h.
Ouça o gol de empate do Grêmio com Rhodolfo
Ouça o gol do Newell's com Maxi Rodriguez