O espanhol Rafael Nadal está na final do Aberto do Rio, evento de nível ATP 500. O tenista número 1 do mundo precisou jogar o seu melhor para derrotar o conterrâneo Pablo Andujar (40º) na semifinal, na noite desta sexta-feira, no Jockey Club Brasileiro.
Nadal venceu o tenista de 28 anos por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/3 e 12/10. Andujar chegou a ter dois match-points. Neste domingo, às 17h, o líder do ranking encara o ucraniano Alexandr Dolgopolov (54º), que mais cedo eliminou David Ferrer (4º).
Nadal não começou bem a partida, e sofreu uma quebra de Andujar logo no primeiro game do jogo. Para muitos, a quebra do número 40 do mundo não teria passado de um desvio de rota, mas Andujar voltou a derrubar o serviço de Nadal mais tarde e venceu o primeiro set por 6/2.
O número um do mundo voltou para a segunda parcial melhor no saque, com 72% no primeiro serviço, e precisou de somente uma quebra, com um 6/3, para igualar o placar.
No terceiro set, o equilíbrio predominou no princípio, com os espanhóis confirmando os serviços. Mas a situação de Nadal estava dramática, tendo em vista que até o sexto game precisou salvar quatro break-points de Andujar.
No sétimo game, Nadal finalmente conseguiu forçar que Andujar perdesse o saque. Mas o rival estava mesmo disposto a surpreender. No game seguinte, ele devolveu a quebra com um lindo winner de devolução no último ponto.
Com 5-4 a seu favor, Andujar chegou a ficar muito próximo da vitória no décimo game. Mas Nadal sacou firme e reagiu, fazendo 5-5. No game seguinte, Andujar confirmou e Nadal começou a mostrar irritação com suas falhas. Mas sacou tranquilo na sequência para forçar o tie-break.
No tie-break, um fato raro: Nadal deixou a raquete no chão para lamentar um erro após ponto de Andujar, que fez 2-1. O tie-break foi longe, Andujar chegou a ter dois match-points, mas acertou dois ataques decisivos na rede e Nadal se aproveitou para vencer.