Rafael Nadal fechou com 100% de aproveitamento a sua participação na primeira fase das Finais da ATP de Londres ao bater Tomas Berdych (6º) na noite desta sexta-feira, na Arena O2.
Em 1h50min de partida, o líder do ranking mundial fez 2 sets a 1 (6-4, 1-6 e 6-3) e assegurou a ida à semifinal com a primeira colocação do Grupo A.
O triunfo de Nadal garantiu ainda a classificação de Stanislas Wawrinka (8º). À tarde, o suíço havia batido David Ferrer (3º) por 2 sets a 1, com 6-7 (3-7), 6-4 e 6-1.
- Stan é um grande amigo. Tenho boa relação com ele. Fico feliz pelo Stan e triste pelo Tomas. Mas foi mesmo um grande resultado para o stan, desejo o melhor a ele - afirmou Nadal.
O espanhol teve uma partida atípica nesta noite. No primeiro set, ele quebrou Berdych logo de cara e caminhou sem maiores sustos para fechar a parcial.
No segundo set, porém, errou em demasia. Berdych elevou o nível, aproveitou a oscilação do adversário e, por pouco não aplicou um pneu.
No set decisivo, Nadal conseguiu a quebra no oitavo game, após Berdych cometer duas duplas faltas. Na sequência, sacou para consolidar o triunfo.