Pela segunda vez em sua carreira, Rafael Nadal está na decisão das Finais da ATP de Londres. Na tarde deste domingo, na Arena O2, o líder do ranking mundial bateu o suíço Roger Federer (nº 7) por 2 sets a 0 (7/5 e 6/3) na semifinal, em apenas uma hora e 19 minutos.
Esta foi a 22ª vitória de Nadal sobre Federer em 32 partidas - e também a primeira vez que ele vence o suíço em cinco jogos que os dois disputaram nas Finais da ATP.
Com o triunfo, o espanhol fica a uma vitória de garantir o único grande título que falta em sua carreira. Seu rival na final desta segunda-feira sairá do embate entre Novak Djokovic (nº 1) e Stanislas Wawrinka (nº 8), que ocorre às 18h (de Brasília) deste domingo.
Com a eliminação consumada, Federer iguala a sua pior temporada desde que começou a ganhar títulos, em 2001. Naquele ano, venceu apenas o Torneio de Milão (ITA). Em 2013, a única taça levantada pelo suíço foi a do ATP 250 de Halle (ALE).
Como foi o jogo
Os dois jogadores iniciaram a partida com ótimo aproveitamento no serviço e sem dar chance para o oponente nem ameaçar quebra. Desta forma, rapidamente, o placar ficou em 3 a 2 a favor do suíço, que havia iniciado a partida sacando.
No quinto game, Federer desperdiçou uma chance de ouro para quebrar Nadal e abrir dois games de vantagem. O suíço perdeu os três break points a que teve direito. No nono game, Nadal fez o que o rival não conseguiu fazer. na primeira chance que teve, quebrou Federer e ficou em excelente condição para ganhar o primeiro set, ao fazer 5 a 4.
Mas o espanhol não soube aproveitar a vantagem. Com o saque, permitiu que o suíço tivesse dois break points. E desta vez ele não desperdiçou. Ao Nadal mandar a bola para fora, após um golpe de direita, Federer deixou o marcador em 5 a 5.
Mas as quebras foram a tônica no fim do set. E pela segunda vez na parcial, Federer permitiu a Nadal passar adiante. E o número 1 do mundo não vacilou mais daí em diante, fazendo 7 a 5.
No segundo set, Federer ia administrando bem seu saque até o quinto game. Na primeira oportunidade que Nadal teve de quebra, o suíço jogou uma direita no meio da rede. A porteira se abriu de vez. No nono game, Nadal conseguiu mais uma quebra após Federer jogar um voleio para fora e decretou a vitória.