Thomaz Bellucci (116º do ranking) foi derrotado na tarde desta sexta-feira pelo alemão Florian Mayer (44º), em duelo na Alemanha. A derrota por 3 sets a 0 (parciais de 6-4, 6-1 e 6-2) deixou o Brasil com uma difícil missão pela frente em busca de uma vaga no Grupo Mundial da Copa Davis de 2014.
O duelo, o segundo da repescagem, entre Brasil e Alemanha, marcou o encontro entre um tenista destro e outro canhoto. No primeiro jogo do dia, Rogerinho perdeu também em sets diretos para o alemão Philipp Kohlschreiber.
Com os resultados, o Brasil encerra o primeiro dia perdendo por 2 a 0 e precisa vencer o duelo de duplas neste sábado para se manter vivo na repescagem da Copa Davis. Bruno Soares e Marcelo Mello vão representar o país neste sábado e se vencerem, a definição ficará para domingo, em mais dois jogos de simples.
Bellucci começou o jogo mal na recepção e com duas bolas na rede cedeu o primeiro game para Mayer. O brasileiro sacou forte em seguida, obeteve um ace, e confirmou o game. O duelo assim seguiu até o sexto game, quando o alemão quebrou o serviço, colocou Bellucci para correr em quadra, e confirmou o saque na sequência para abrir 5-2.
Bellucci, no entanto, voltou a sacar firme, diminuiu para 5-3 e precisava quebrar o saque rival para se manter no set. O brasileiro resistiu aos variados ataques do alemão e conseguiu vencer o game após um bola fora de Mayer. Entretanto, ele falhou na hora de igualar o confronto e cedeu a quebra e o set: 6-4 para Mayer.
O alemão não relaxou na segunda parcial e quebrou Bellucci no quarto game, após o brasileiro acertar mais uma bola na rede. Com o saque encaixado, Mayer aplicou ace, contou com novos erros não forçados de Bellucci para abrir 4-1. Com a vitória encaminhada, Mayer quebrou Bellucci novamente, desta vez sem perder um ponto, e fechou o set em 6-1.
O terceiro set começou assustador para Bellucci. O brasileiro sofreu uma quebra logo no primeiro game, abusando dos erros não forçados, e em seguida ficou atrás por 2-0 após o alemão confirmar.
O alemão se aproveitava dos erros do brasileiro e logo abriu 4-0. Bellucci ainda conseguiu uma quebra no quinto game, mas nada que assustasse Mayer, que não teve dificuldades para fechar o set em 6-2. O último ponto do jogo veio após uma bola na rede de Bellucci, erro que o brasileiro cometeu durante toda a partida.