A Conmebol, através do seu presidente Alejandro Dominguez, anunciou no começo da tarde desta quinta-feira (25) o fim do gol qualificado fora de casa. A partir de agora todos os gols dos torneios organizados pela entidade sul-americana marcados pelos visitantes não serão mais considerados como fator de desempate em casa de igualdade de gols marcados nas partidas de ida e volta. Segundo o presidente, isso trará mais justiça esportiva às competições.
A entidade máxima do futebol sul-americano repete a ação que já havia sido feita pela Uefa, no fim de junho. O critério do "gol como visitante" havia sido implementado em confrontos eliminatórios da Libertadores e da Sul-Americana a partir de 2005. De 2008 em diante já não valia mais para a final (disputada em duas partidas até 2018).
A decisão foi tomada em reunião do conselho da entidade na sede em Luque, no Paraguai, que tratou dos preparativos para a final da Libertadores masculina, marcada para o próximo sábado, entre Palmeiras e Flamengo, em Montevidéu.
Representantes dos dois clubes brasileiros estiveram com integrantes da confederação sul-americana e autoridades uruguaias para acertar os últimos detalhes, como a operação de segurança.