Ídolo do Inter, o meio-campista D'Alessandro deve se aposentar na próxima temporada. Atualmente no Nacional-URU, o ex-camisa 10 do Colorado não irá renovar o seu contrato com os uruguaios e pode voltar à Porto Alegre para encerrar sua carreira de jogador, conforme publicou nesta quinta-feira (25) o jornal "El País", do Uruguai. A intenção foi publicada em GZH na coluna do Guerrinha ainda em 22 de setembro.
Em entrevista na Embaixada do Torcedor, espaço da Conmebol em Montevidéu promocional para a final da Libertadores, D'Ale disse que, no momento, só tem desejos, mas que eles estão mais perto de Porto Alegre do que da Argentina, por exemplo.
— Meu contrato acaba em dezembro e, por agora, só tenho desejos, mas tenho a ideia de poder jogar mais seis meses, não muito mais. Verei quem me recebe de braços abertos. River Plate me colocou no mundo do futebol, me deu a possibilidade, me abriu as portas. No Inter, passei 13 anos. Assim, pela história recente, me parece que estou muito mais próximo do Inter. Meu desejo está muito mais perto de Porto Alegre do que da Argentina — confidenciou no Uruguai.
Em entrevista recente para a ESPN da Argentina, o meio-campista afirmou que tem o objetivo de voltar ao Beira-Rio para jogar os últimos meses da carreira, mas que não depende apenas dele para que isso se concretize.
D'Ale vem sendo reserva no time uruguaio. Disputou 29 partidas e marcou apenas um gol em 2021.