Porto Alegre quer receber a final da Libertadores de 2022. Na manhã desta segunda-feira (16), após uma reunião com o vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Francisco Novelletto, o prefeito Sebastião Melo anunciou em seu Twitter que gostaria de ter a decisão da principal competição sul-americana na Capital, como um dos eventos comemorativos pelos 250 anos da cidade. A escolha do local do evento (Arena ou Beira-Rio) ainda não foi feita e será realizada em um segundo momento.
O documento que está sendo redigido em português e em espanhol pelo corpo técnico da prefeitura deve ser encaminhado à Conmebol nos próximos dias. O principal elo entre Porto Alegre e a confederação sul-americana será o ex-presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e atual vice da CBF.
— Nosso querido Novelletto aceitou ser nosso embaixador a partir de hoje para abrilhantar ainda mais os nossos 250 anos na nossa cidade, que há de se fazer bons eventos. Tenho certeza que essa cultura dele, logo em seguida, teremos boas notícias e quem vai ganhar com isso é a cidade. Esporte é boa vida, é disciplina, é boa família, é inclusão social e é também turismo, pois movimenta a vida da cidade. Vamos fazer uma grande parceria. Temos dois campeões do mundo, tem dois estádios que não perdem para nenhum no mundo — disse o prefeito após a reunião.
Usando da força de Grêmio e de Inter, com o retrospecto recente de eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e a Copa América de 2019, relembrando que Porto Alegre é a capital do Mercosul e uma cidade que recebe o Fórum Social Mundial, as pretensões são de sediar outros eventos organizados pela Conmebol.
— Me pus à disposição para ser embaixador de Porto Alegre a trazer grandes eventos para o ano que vem, dos 250 anos de Porto Alegre. Farei uma visita à Conmebol para trazer a final da Libertadores para cá. Acho que temos grandes chances. Podemos trazer outros eventos, futebol feminino, seleção olímpica. Ficarei atento junto à CBF para trazer vários eventos para a cidade — esclareceu Novelletto.
A reunião também contou com a presença de outros funcionários da prefeitura, como o vice-prefeito, Ricardo Gomes; o secretário extraordinário executivo para os 250 anos de Porto Alegre, Rogério Beidacki; o secretário de Esportes, Antônio Carlos de Oliveira Pereira, o Kiko; o secretario de Desenvolvimento e Turismo, Rodrigo Lorenzoni; secretário extraordinário de Enfrentamento ao Coronavírus, César Emílio Sulzbach; e João Bosco Vaz, assessor da Secretaria Extraordinária dos 250 anos de Porto Alegre.