Há 15 anos, o Inter conquistava seu primeiro título de Libertadores. E você lembra como era a América do Sul nesta época de glória para o clube? GZH elenca alguns fatos históricos de 2006, o ano em que o Colorado pintou o continente de vermelho pela primeira vez.
Situação do Brasil
O presidente do Brasil era Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, que conseguiria a reeleição para mais quatro anos ao final do mês de outubro daquele ano. Meses antes, Lula sancionou a famosa Lei Maria da Penha, que aumentou o rigor nas punições das agressões contra a mulher.
No dia 30 de março, o país veria também Marcos Ponte tornar-se o primeiro astronauta brasileiro a ir para o espaço, a bordo da Soyz TMA-8, em uma missão para a Estação Espacial Internacional.
No entanto, houve notícias ruins também. Em setembro, quase um mês depois do título do Inter, o voo 1907 da Gol cairia no Mato Grosso após ser atingido no ar pela asa de um jato Legacy da Embraer, matando 155 pessoas a bordo. Já em junho, havia falecido Bussunda, humorista do Casseta & Planeta, da Rede Globo, durante a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha.
A Seleção Brasileira já estava eliminada da Copa do Mundo. No dia 1º de julho, foi derrotada pela França por 1 a 0, em Frankfurt. A participação do Brasil ficaria rotulada como um fracasso, tendo em vista a qualidade do time comandado por Carlos Alberto Parreira, que contava com nomes como os de Ronaldinho, Ronaldo, Adriano, Kaká e Robinho.
A Globo, na época, exibia Cobras & Lagartos, de João Emanuel Carneiro, na novela das sete. Com relação à novela das oito, saía Belíssima, de Sílvio de Abreu, no mês de julho, para a entrada de Páginas da Vida, de Manoel Carlos.
Bachelet no Chile
O ano de 2006 seria histórico para a política chilena. Em janeiro daquele ano, Michelle Bachelet tornava-se a primeira mulher a presidir o país. Ela foi eleita com 53,49% dos votos em segundo turno, comandando o Chile até 2010. Sua posse oficialmente ocorreu no dia 11 de março.
Evo na Bolívia
Um longo período de poder para Evo Morales começava na Bolívia em janeiro de 2006. A posse oficial ocorreu no dia 22 e o político conseguiria três mandatos seguidos, deixando a presidência do país somente em novembro de 2019.
Perón na Argentina
Em outubro de 2006, os restos do ex-presidente Juan Domingo Verón eram transferidos a San Vicente, um sítio aos arredores da capital Buenos Aires, onde viveu com Eva Perón. O evento causou transtornos. Violentos confrontos com tiros e pedradas entre grupos rivais do peronismo deixaram feridos.