A Libertadores encerrou nesta quinta-feira (15) seus duelos de ida das oitavas de final. A boa notícia é que nenhum dos seis clubes brasileiros que disputam esta fase do torneio saiu derrotado. Três deles, inclusive, venceram seus compromissos como visitantes: Fluminense, Palmeiras e Flamengo. Assim como o Inter, o Atlético-MG não saiu do 0 a 0. O cenário mais preocupante envolve o São Paulo, que empatou por 1 a 1 com o Racing dentro de casa.
A má notícia é que sobraram reclamações pela atuação dos árbitros, e alguns profissionais foram até mesmo afastados pela Conmebol.
Olimpia 0x0 Inter
Depois de duelar com o Olimpia pela fase de grupos e vencer as duas partidas, o Colorado não conseguiu se impor diante dos paraguaios, em Assunção. Mesmo tendo criado algumas chances para vencer, o time comandado por Diego Aguirre teve o goleiro Daniel como seu grande protagonista, assegurando o empate por 0 a 0. Na próxima quinta-feira (22), às 21h30min, no Beira-Rio, o Inter precisa de uma vitória simples para avançar às quartas de final.
Defensa y Justicia 0x1 Flamengo
Se passar de fase, os colorados enfrentarão o vencedor do confronto entre Defensa y Justicia e Flamengo. No duelo de ida, na Argentina, o Rubro-Negro levou a melhor, com o único gol da partida sendo anotado pelo atacante Michael. Apesar do bom resultado obtido na estreia do técnico Renato Portaluppi, o time carioca sofreu críticas por parte de sua torcida e imprensa por conta da estratégia reativa. O jogo de volta será realizado na quarta, às 21h30min, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Cerro Porteño 0x2 Fluminense
Dentre todos os brasileiros, a situação mais cômoda envolve o Fluminense. Ainda na terça-feira, o time comandado por Roger Machado bateu o Cerro Porteño por 2 a 0, com gols de Nenê e Egídio. O confronto, porém, ficou marcado por muita reclamação dos paraguaios, que tiveram um gol mal anulado por impedimento quando o placar ainda estava zerado. O segundo duelo ocorrerá na terça, às 19h15min, no Maracanã.
Boca Juniors 0x0 Atlético-MG
O Boca Juniors também reclamou de um gol anulado contra o Atlético-MG, quando o árbitro assinalou falta de Briasco no zagueiro Nathan Silva. Com isso, o marcador ficou congelado no 0 a 0. As duas equipes se reencontrarão na terça-feira, às 19h15min, no Mineirão.
Universidad Católica 0x1 Palmeiras
Teve polêmica também no Chile, onde o Palmeiras venceu a Universidad Católica por 1 a 0, em pênalti convertido pelo meia Raphael Veiga. Os anfitriões questionaram justamente a marcação da penalidade, em lance onde o atacante Deyverson tentou cruzar, mas a bola bateu no braço do zagueiro Lanaro. O jogo de volta será disputado na quarta-feira, às 19h15min, na capital paulista.
São Paulo 1x1 Racing
Na teoria, a missão mais complicada será do São Paulo, que não conseguiu fazer valer a vantagem de jogar no Morumbi. Vitor Bueno chegou a abrir o placar, mas o Racing empatou com o atacante Copetti, ex-Santos. Na terça, às 21h30min, os argentinos terão a vantagem de jogar por um empate sem gols, em casa, para avançar de fase.
River Plate 1x1 Argentinos Juniors
Quem também pode ter se complicado é o River Plate, que obteve o mesmo placar diante do Argentinos Juniors, no Monumental de Núñez. O time comandado por Marcelo Gallardo saiu na frente, com Matías Suárez, mas cedeu o empate ao sofrer um gol de Hauche. Os compatriotas duelarão outra vez na quarta-feira, às 21h30min, no Estádio Diego Armando Maradona.
Vélez Sarsfield 1x0 Barcelona de Guayaquil
Outro argentino que tentará se garantir nas quartas de final é o Vélez Sarsfield. Com gol de Lucero, a equipe de Mauricio Pellegrino bateu o Barcelona de Guayaquil por 1 a 0. Agora, a vaga será definida na quarta, às 19h15min, no Equador.