A Conmebol aprovou nesta sexta-feira (19) um protocolo de saúde para o retorno da Libertadores e da Copa Sul-Americana. As medidas incluem regras que deverão ser seguidas pelos clubes em treinamentos, viagens e nos estádios em dias de jogo. O documento de 36 páginas foi aprovado de forma unânime pelas 10 confederações nacionais que integram a entidade.
No documento, constam medidas já conhecidas de protocolos seguidos para o retorno do futebol na Europa e aqui no Brasil, como orientações para medição de temperatura dos jogadores antes dos treinos e jogos, uso de máscaras para reservas e membros de comissões técnicas nas partidas, proibição de trocas de camisetas, cuspir no gramado, beijar a bola e evitar abraços nas comemorações de gols.
O documento enviado pela Conmebol para as confederações nacionais é dividido em duas fases. Na primeira, estão as orientações para os treinamentos. Dos 10 países do continente, em quatro os clubes ainda não voltaram a treinar: Argentina, Bolívia, Colômbia e Venezuela.
A Conmebol não chegou a estipular uma data para o retorno da Libertadores, mas deixou aberta a possibilidade da competição voltar a ser disputada mesmo que não estejam retomados todos os campeonatos nacionais da América do Sul.
O protocolo é bem detalhado, inclusive com orientações sobre a forma correta de levar as mãos e higienização dos ambientes. Isso tudo faz parte da primeira fase do documento, que determina que os clubes tenham um controle rígido dos sintomas dos jogadores, membros de comissões técnicas e funcionários durante os treinamentos.
Viagens e jogos
Na segunda parte do protocolo constam as orientações para os jogos. Os clubes visitantes deverão apresentar os resultados dos testes para covid-19 para a Conmebol antes das viagens. Os atletas serão novamente testados quando chegar na cidade dos jogos e ainda realizarão novos testes 24 horas antes das partidas.
Entre as recomendações da Conmebol para hospedagens, está a de que os jogadores fiquem em quartos separados e não circulem pelos hotéis sem máscaras. Os atletas não poderão ter contato com outros hóspedes e as delegações deverão realizar suas refeições de forma separadas.
Orientações para os dias de jogos
Proibições
- Cuspir no gramado
- Beijar a bola
- Comemorar gols em grupos
- Trocar camisetas ao término das partidas ou no intervalo
- Trocar flâmulas ou presentes entre os capitães ou qualquer membro das equipes
Obrigações
- Testes de temperatura corporal na chegada aos estádios
- Garrafas d’água individuais
- Uso de máscara por jogadores reservas, treinadores e qualquer pessoa fora do campo de jogo
- Orientação para os treinadores tirarem as máscaras só quando forem dar instruções na área técnica