A La Liga aumentou seus números de exibição internacional em mais de 48% na primeira rodada após o reinício da competição em 11 de junho, em comparação com a média das 27 jornadas anteriores à suspensão forçada do campeonato espanhol devido a pandemia do covid-19 .
De acordo com a consultoria internacional Nielsen Sports, e com base nos números oficiais preliminares e nas estimativas da empresa, a audiência mundial durante jogos ao vivo na 28ª rodada registrou um crescimento exponencial.
Em algumas regiões do mundo, foram alcançados aumentos extremamente acentuados nos números de visualizações no primeiro dia após o reinício. Na África, por exemplo, houve um aumento de mais de 73% e, em países como a África do Sul, o aumento foi de mais de 210%.
Já nos países asiáticos como a Índia, onde a LaLiga é transmitida no Facebook, um aumento de mais de 72% foi detectado. Na Europa, o aumento foi superior a 56%, com países como a Bélgica (mais de 130%) e a Dinamarca ( mais de 46%), em particular.
— Na LaLiga, sentimos o privilégio de poder entrar em campo novamente, e estamos muito felizes por ter a oportunidade de oferecer entretenimento esportivo ao vivo em um momento em que há poucos eventos como esse em todo o mundo. Esperamos que outras competições, em outras regiões, também começarão em breve, porque é importante para os fãs e a indústria — disse o presidente da LaLiga, Javier Tebas.
Oscar Mayo, diretor de negócios, marketing e desenvolvimento internacional da LaLiga avaliou como extremamente positivo o retorno do campeonato.
— Estamos muito satisfeitos com o crescimento exponencial dos números para o público internacional da LaLiga. Sabíamos que os fãs de todo o mundo estavam ansiosos por apreciar a emoção e o entretenimento que oferecemos. Atingir um aumento de quase 50% em nossa audiência internacional é um reflexo do trabalho árduo de nossas emissoras internacionais, clubes e competição em si nos últimos meses —comentou.
Além do crescimento exponencial no público internacional da LaLiga, ela também experimentou um aumento nos números de exibição em seu país de origem, a Espanha. Os números oficiais mostram um aumento de mais de 12% nos espectadores espanhóis durante a primeira rodada desta volta, em comparação com os anteriores à suspensão da liga.