Com muito drama e disputa de pênaltis, o River Plate eliminou o Cruzeiro no Mineirão e avançou para as quartas de final da Libertadores. As equipes empataram sem gols e repetiram o placar do primeiro jogo. Nas cobranças, os argentinos levaram a melhor e venceram por 4 a 2.
O jogo começou com um cenário bem semelhante à partida no Monumental. Sem deixar o Cruzeiro sair jogando, o River perdia a bola e recuperava em seguida. Marcando alto, a equipe girou a bola com frequência, o que garantiu mais posse de bola, e apresentou boa movimentação para quebrar as linhas. Do outro lado, o Cruzeiro perdeu o meio-campo e teve dificuldades para encaixar suas ações, pecando na falta de velocidade e criatividade.
Quando acertou sua saída e conseguiu descer com mais rapidez, o Cruzeiro mostrou qualidade e quase marcou. A primeira chance de real perigo saiu aos 15 minutos. Armani bloqueou o chute de Pedro Rocha e viu a bola tocar o travessão. Na volta, Romero pegou mal e chutou para fora. Este foi o melhor momento celeste no primeiro tempo.
Apesar do susto, o River voltou a responder de forma imediata, mas Carrascal finalizou fraco dentro da área, e Fábio encaixou com segurança. Instantes depois, Nacho Fernández tirou tinta da trave celeste. Mais defensivo no primeiro tempo, o Cruzeiro ganhou mais uma opção para a criação das jogadas, até então centradas em Thiago Neves. Robinho entrou no lugar de Ariel Cabral e a equipe passou a tomar mais as rédeas do jogo.
O próprio Thiago Neves cresceu na partida e assustou o goleiro Armani com um chute perigoso. O Cruzeiro ainda levou perigo em uma cabeçada de Léo e no desvio de Dedé, mas não teve força suficiente para alcançar seu gol. Nos pênaltis, o grande nome foi o goleiro Armani, que pegou as cobranças de Henrique e David — Fred e Robinho marcaram. O River converteu suas quatro cobranças, com De La Cruz, Montiel, Martínez e Borré.
Com isso, o time de Marcelo Gallardo é o primeiro classificado às quartas de final da Libertadores. Na próxima fase, enfrentará o vencedor de Cerro Porteño e San Lorenzo, que empataram sem gols na Argentina no jogo de ida.