O Palestino larga em vantagem na noite desta quarta-feira (27) em busca de uma vaga na Chave A da Libertadores — que já tem River Plate, Inter e Alianza Lima. A equipe chilena recebe às 19h15min o Talleres, pelo jogo de volta da terceira fase preliminar, podendo contar com vitória, 0 a 0 ou em 1 a 1 para avançar à fase de grupos. Já os argentinos, que em Córdoba saíram vencendo por 2 a 0 mas cederam a igualdade, precisam vencer ou empatar em 3 a 3 ou mais para conseguir a classificação. Novo 2 a 2 leva a decisão para os pênaltis no Estádio San Carlos de Apoquindom, em Las Condes, na região metropolitana de Santiago. O canal por assinatura Fox Sports anuncia transmissão ao vivo. GaúchaZH fará o acompanhamento minuto a minuto.
Considerado um azarão no caminho para o Grupo A, o Palestino chega à Libertadores depois de ter conquistado a Copa do Chile de 2018. Para se ter uma ideia da importância deste título, a última taça nacional que o clube havia conquistado foi em 1978, quando o zagueiro Elías Figueroa deixou o Beira-Rio para voltar ao seu país.
Aliás, foi com Figueroa como capitão que o Palestino teve sua melhor campanha em Libertadores. Em 1979, chegou ao triangular da segunda fase, ficando atrás do Olímpia-PAR, que seria o campeão daquele ano. Nas outras edições em que participou (1976, 1978 e 2015) não passou da fase de grupos.
Já o Talleres-ARG, quinto colocado no Argentino de 2017/2018, passou pelo São Paulo antes de chegar à terceira fase preliminar da Libertadores. Está é apenas a segunda participação do time de 105 anos de história na competição continental.
Quem se classificar recebe o Inter em 6 de março, na estreia do time comandado por Odair Hellmann na competição continental.