Por ser a primeira competição oficial do futebol brasileiro, muitos treinadores utilizam os estaduais como uma espécie de laboratório para preparar suas equipes à Libertadores. Apesar de, em geral, o nível técnico dos campeonatos ser inferior ao da competição continental, neles é possível observar novos reforços, lançar jovens das categorias de base, perceber as carências da equipe e definir formações táticas, entre outras coisas.
O Grêmio está sobrando no Gauchão. Apesar de ter utilizado uma equipe alternativa em três das cinco rodadas, goleou quatro vezes e empatou uma. É líder isolado na tabela. Já o Inter, que usou os reservas nas duas primeiras partidas, venceu na estreia e depois sofreu duas derrotas seguidas. Na quarta rodada, empatou, e apenas na quinta voltou a vencer. Agora, ocupa a quinta colocação.
E os outros clubes do Brasil? Como estão nos Estaduais?
Com 11 pontos em cinco rodadas, o Cruzeiro ocupa a vice-liderança do Campeonato Mineiro. Perde apenas no saldo de gols para o líder América-MG (seis contra nove). Raniel e Fred dividem a artilharia do time com três gols cada. Mano Menezes está utilizando sempre a equipe titular, com exceção da segunda rodada, na vitória de 1 a 0 sobre o Patrocinense, em que cinco jogadores foram poupados. A Raposa estreia na Libertadores no dia 7 de março, contra o Huracán, na Argentina, pelo Grupo 2.
O Atlético-MG já estreou na segunda fase preliminar da Libertadores, no empate em 2 a 2 com o Danúbio. Se avançar, enfrentará o vencedor de Barcelona-EQU e Defensor para chegar nos grupos, na chave 5. Até mesmo por isso, o técnico Levir Culpi poupou os titulares em algumas rodadas do Mineiro. Com 10 pontos em 15 disputados, o Galo ocupa a terceira posição no Estadual. Até o momento, o grande destaque do time é o centroavante Ricardo Oliveira, autor de cinco gols no Estadual e dois na pré-Libertadores.
O outro brasileiro na pré-Libertadores é o São Paulo, que precisará passar pelo Talleres e pelo vencedor de Palestino x Independiente de Medellin para chegar ao grupo do Inter. Apesar de ter tropeçado duas vezes — nas derrotas para Santos e Guarani — e com nove pontos em cinco rodadas, o Tricolor paulista é líder do Grupo D do Paulistão, que tem Ituano, Oeste e Botafogo. André Jardine poupou alguns dos titulares na quinta rodada, na vitória por 1 a 0 diante do São Bento. O único gol do jogo foi marcado pelo volante Hernanes, um dos principais reforços da temporada.
Com um dos elencos mais fortes do país, Felipão está utilizando o Estadual para observar os jogadores no Palmeiras. O técnico muda a cara do time desde a primeira rodada, mas a equipe considerada titular é formada pela base do ano passado, a mesma que enfrentou o Corinthians, na última rodada. Aliás, foi no clássico que o Verdão conheceu sua primeira derrota no Paulistão, em seu próprio estádio. Com 10 pontos, é o líder do Grupo B, que também tem Novorizontino, Guarani e São Bento. Com dois gols, Borja é o artilheiro do time na competição. Ricardo Goulart, a grande contratação da temporada, ainda não estreou.
O Flamengo está na semifinal da Taça Guanabara. Na primeira fase, o Rubro-Negro se classificou em primeiro lugar no Grupo C, com quatro vitórias e um empate. Agora, brigará com o Fluminense por uma vaga na final. Se passar, decide o título com o vencedor de Vasco x Resende. Abel Braga também está variando o time e dando chances aos jogadores do elenco. No gol, ora joga César, ora joga Diego Alves. Além disso, os novos reforços, como Arrascaeta, Gabigol e Bruno Henrique, estão sendo bastante utilizados. Este último, inclusive, é o artilheiro da equipe no campeonato com três gols. Além dele, Henrique Dourado — que marcou de bicicleta no empate contra o Resende — e Diego têm se destacado.
Assim como no ano passado, o Athletico-PR disputa o Paranaense com uma equipe formada basicamente por atletas da base, enquanto os titulares aproveitam para fazer uma pré-temporada mais longa. Entretanto, os jovens não estão repetindo o mesmo sucesso de 2018, quando conquistaram o título. Na sexta colocação, o time é o vice-lanterna do Grupo A, com cinco pontos conquistados em 15 disputados — venceu uma vez e empatou outras duas.