O fim da série invicta de 32 jogos do River Plate tomou conta das manchetes nas bancas de jornais e revistas aqui em Buenos Aires. O time de Marcello Gallardo perdeu para o Colón por 1 a 0 no Estádio Cementério de los Elefantes, em Santa Fé, em jogo válido pela Superliga, o novo nome do Campeonato Argentino de pontos corridos.
Ainda que tenha sido com uma equipe reserva, de olho na semifinal de Libertadores contra o Grêmio, terça-feira, os jornais não tiveram dó nem piedade:
- Clarín: Colón acabou com a série invicta do River
- Diario Popular: Um dia tinha que perder
- Olé: Tombado
- Cronica: Ciao, invicto
O time nem jogou tão mal assim. O resultado foi injusto. O empate talvez fosse mais adequado, para as chances de lado a lado. O zagueiro Martínez Quarta perdeu gol feito no último minuto. O River criou chances mais na bola parada, sofrendo com o desentrosamento. Nacho Fernández e Enzo Perez, que retornavam de lesão, atuaram para ganhar ritmo. Foram apagados. Receberam nota 5, no máximo, nas cotações dos jornais. Nacho, especialmente, pode aparecer contra o Grêmio, mesmo tendo jogado mal.
Os jornais referem também um aspecto bem local, que é a chamada "touca" do River. Dos pequenos, o Colón é considerado o que mais incomoda o gigante da capital historicamente. O apelido do estádio (Cemitério de Elefantes) ajuda na alusão. O próprio Gallardo, inclusive, soma 8 títulos em quatro anos no comando dos milionários, mas jamais venceu uma vez sequer o Colón em Santa Fé.
A questão, entretanto, é que o River não estava nem aí para a sua série invicta. Tanto que seu técnico escalou tão somente reservas. Viajou de voo fretado para Santa Fe horas antes da partida, ainda por cima. Desceu do avião, jogou e retornou ao avião de volta a Buenos Aires, para garantir todo o dia de sábado com treinos visando ao Grêmio.
Mas derrota é derrota. Mesmo os reservas do River tinham de vencer os titulares do Colon, conforme a imprensa argentina. Some-se a esse fato o fim da maior série invicta dos 117 anos de vida do River e pronto: estão explicadas as manchetes em peso.