Os quatro times que irão disputar as semifinais da Copa Libertadores 2018 já estão definidos. Pela primeira vez na história da competição, os confrontos que definirão os finalistas envolverão Brasil e Argentina. O Grêmio enfrentará o River Plate, enquanto o Palmeiras terá como adversário o Boca Juniors.
O primeiro time a avançar às semifinais foi o River Plate, na terça-feira (2). Depois de um empate em 0 a 0 em Avellaneda, a equipe do técnico Marcelo Gallardo fez valer o fator local, venceu o Independiente por 3 a 1 e garantiu o seu lugar entre os quatro melhores times do continente. Scocco, Quintero e Borré marcaram os gols dos donos da casa, Romero descontou.
No mesmo dia, o Grêmio confirmou o favoritismo sobre o Atlético Tucumán. Atual campeão, o time de Renato Portaluppi já havia vencido por 2 a 0 na Argentina. Na Arena, para mais de 47 mil torcedores, a equipe goleou os adversários por 4 a 0. Dono da segunda melhor campanha da primeira fase, o Grêmio decidirá em casa.
Na quarta-feira (3), o Palmeiras também fez seu dever de casa. Os comandados de Felipão não tiveram nenhum problema para passar pelo Colo Colo. Tranquilo com os 2 a 0 obtidos no Chile, o Palmeiras dominou a partida completamente e com gols de Dudu e Borja, novamente venceu pelo placar de 2 a 0. Assim como o Grêmio, decidirão no Brasil.
Por fim, na noite da última quinta-feira (4), o Boca Juniors eliminou o Cruzeiro e se confirmou como o último classificado para a semifinal. No jogo de ida, os argentinos venceram por 2 a 0, na Bombonera. Os gols foram marcados por Mauro Zárate e por Pablo Pérez. No entanto, a partida ficou marcada pela expulsão do zagueiro Dedé, do Cruzeiro, aos 29 minutos do segundo tempo, quando o confronto ainda estava 1 a 0. No lance, Dedé subiu para cabecear e, sem querer, se chocou com o goleiro Andrada. O árbitro de vídeo chamou o paraguaio Éber Aquino e avaliou que foi uma jogada violenta, passível de expulsão, e o atleta recebeu cartão vermelho.
No Mineirão, os mineiros tentaram, mas não foi possível superar a desvantagem de dois gols e a partida terminou empatada em 1 a 1. Sassá abriu o placar para os donos da casa e Pavón empatou.
Os jogos das semifinais da Libertadores devem acontecer nos próximos dias 24 e 31 de outubro.