O Cruzeiro bem que tentou, mas não foi possível superar a desvantagem de dois gols para o Boca Juniors. O empate em 1 a 1 nesta quinta-feira (4), no Mineirão, classificou o time de Buenos Aires à semifinal da Copa Libertadores para enfrentar o Palmeiras.
Em um jogo nervoso, com torcida e time pilhados por conta da expulsão – e depois da anulação do cartão vermelho – de Dedé no primeiro confronto, o Cruzeiro dominou as ações desde o início. Foram diversas chances criadas no primeiro tempo, mas o goleiro Rossi esteve presente sempre que foi chamado. Para completar, nova polêmica com a arbitragem aos 48: novamente, Dedé se chocou com o goleiro do Boca em cruzamento na área. Barcos chegou a mandar para o gol, mas o lance já estava parado.
O segundo tempo começou com ainda mais conflitos entre cruzeirenses e o juiz. Arrascaeta foi derrubado na área, e o uruguaio Andrés Cunha marcou pênalti. No entanto, o auxiliar Nicolás Tarán já havia marcado impedimento, para nova briga do time mineiro. Só que, aos 13 minutos, finalmente a torcida no Mineirão pode festejar: Sassá, que recém havia entrado em campo, aproveitou um bate-rebate depois de escanteio e colocou o Cruzeiro na frente no placar.
O gol colocou fogo no jogo e provocou um lance bizarro. Depois de uma bola ao chão no meio de campo, Dedé acertou Pavón e foi expulso – um curioso caso de jogador que recebeu dois cartões vermelhos em jogos seguidos pela mesma competição.
Com um jogador a menos, e na obrigação de marcar um gol para levar a decisão aos pênaltis, o time de Mano Menezes seguiu em cima, mas cada vez mais desorganizado. O Boca aproveitou já nos acréscimos: após balão do campo de defesa, o ex-cruzeirense Ramón Ábila desviou de cabeça, Léo errou o bote e Pavón chutou no ângulo, sem chances para Fábio.
O placar de 1 a 1 garantiu o Boca na semifinal, em mais um duelo Brasil x Argentina junto com Grêmio x River Plate, para um novo confronto com o Palmeiras. Os dois times se enfrentaram na primeira fase, pelo Grupo H: empate em 1 a 1 no Allianz Parque e vitória brasileira em La Bombonera por 2 a 0. O jogo de ida será na Argentina, e a volta em São Paulo. As datas ainda não foram divulgadas.