Foi sofrido, como normalmente ocorre na Libertadores, mas o Vélez Sarsfield conseguiu sair de seu estádio, nesta terça-feira, com a vaga nas quartas de final. O empate em 1 a 1 com o Nacional, de Medellín, em Buenos Aires, foi suficiente para ir à próxima fase.
O Nacional entrou no jogo com vontade de atacar. Começou na desvantagem, já que havia perdido na Colômbia por 1 a 0 e criou as principais chances do primeiro tempo. O Vélez dava a impressão de que atuava com o regulamento embaixo do braço, já que um empate em casa era suficiente.
Ao ver a pressão dos colombianos e sem conseguir atacar muito na primeira etapa, o Vélez voltou do intervalo decidido a matar o duelo logo no início. Aos sete minutos, o time argentino, que pressionava, marcou. Fernandez aproveitou um rebote depois de uma bomba na trave e completou para o gol.
Aos 23, no entanto, Mosquera colocou fogo no jogo outra vez. Em falta perto da área, ele cobrou com rapidez e perfeição. Um golaço, enquanto os argentinos ainda montavam a barreira.
A partir daí, o Nacional foi para cima. Os ataques vinham de todos os lados. Um gol seria o suficiente para a classificação. Mas quando chegou aos 38, 39 minutos, a equipe argentina conseguiu controlar a bola com experiência e o time de Medellín mostrou nervosismo.
O confronto acabou ficando no empate e o Vélez garantiu a vaga. Nas quartas de final, pegará o vencedor do confronto entre Santos e Bolívar - que tem partida de volta nesta quinta, na Vila Belmiro. Na Bolívia, Neymar e companhia saíram derrotados por 2 a 1.
Classificado
Vélez Sarsfield segura o Nacional e garante vaga nas quartas da Libertadores
Empate em 1 a 1 na Argentina foi suficiente, já que equipe de Buenos Aires havia vencido a primeira partida por 1 a 0 na Colômbia
GZH faz parte do The Trust Project