O Inter volta da última data Fifa de 2024 tentando repetir o desempenho das anteriores com Roger Machado. Desde a troca de treinador, em julho, foram duas pausas no Brasileirão para jogos das seleções, e em ambas a equipe se deu bem no retorno. Foram duas vitórias no período imediato após a interrupção da competição nacional, cada uma com um contexto diferente. E elas ajudam a explicar o sucesso do time, que não perde um jogo há exatos três meses.
Roger foi anunciado em 18 de julho. Depois do início oscilante, conseguiu dar um padrão ao time e encarreirar 14 jogos invicto, o recorde de sequência sem perder na era dos pontos corridos. E parte desse período pode, sim, ser creditado aos momentos sem jogos.
A primeira data Fifa que Roger teve no Inter foi em setembro. Depois de ganhar do Juventude no dia 1º, só voltou a campo após uma semana e meia. Enfrentou o Fortaleza e, mesmo sem Rochet, Borré e Valencia, que haviam jogado um dia antes por suas seleções, ganhou por 2 a 1, com gols de Alan Patrick e Gustavo Prado. Neste confronto, o técnico não teve também Wesley, suspenso, e usou os três meias (Alan Patrick, Gabriel Carvalho e Bruno Tabata) juntos, com Alario de centroavante.
A segunda data Fifa foi em outubro. No dia 5, Ricardo Mathias marcou um gol de letra nos acréscimos e o Inter empatou com o Corinthians, em São Paulo. Exatas duas semanas depois, ganhou o Gre-Nal por 1 a 0, gol de Borré. No clássico, os dois convocados, Rochet e Valencia, estavam à disposição, enquanto Borré não foi chamado por estar lesionado no período anterior.
Efeitos das paradas
As duas pausas tiveram efeitos diferentes, ainda que ambas tenham sido benéficas. Na de setembro, Roger consolidou Bruno Gomes como lateral-direito e recolocou Vitão entre os titulares definitivamente. Ela serviu para uma definição de time e de movimentação. A paralisação de outubro teve outro foco. Um é que voltou em um Gre-Nal, o que sempre gera uma preparação especial. Quando o campeonato foi interrompido, o Inter não tinha Fernando nem Borré, ambos lesionados. A recuperação de ambos ganhou atenção especial. E os dois acabaram sendo decisivos para a vitória, com Borré marcando o gol e Fernando comandando o meio-campo.
A data Fifa atual é um misto das duas situações. O Inter tenta recuperar fisicamente Fernando (que só atuou no Gre-Nal durante todo esse tempo) e preparar jogadores para mudança eventuais. No caso atual, são os dois laterais, Braian Aguirre e Renê, já que os titulares Bruno Gomes e Bernabei estão suspensos. Roger prometeu atenção especial ao setor que conhece bem:
— O treinamento é igual para todos, não há dificuldade na substituição dos jogadores. Os jogadores farão trabalho tanto defensivo quanto ofensivo, com as características diferentes de cada um. Só não abro mão de intensidade pelo lado. Precisamos ter volume de jogo em corredor lateral, ajuda aos pontas, ora em amplitude, ora em meio corredor, ora ultrapassando por dentro, tendo volume de linha de fundo, buscando arrastar os marcadores para o fundo do campo e deixar longe do nosso gol.
É nessa recuperação de fôlego da data Fifa, na retomada dos atletas e na preparação específica que o Inter aposta para a arrancada final das últimas cinco rodadas do Brasileirão e confirmar vaga na Libertadores.
Inter nas datas Fifa
Setembro
- Último jogo antes da pausa (1º/9): Juventude 1x3 Inter.
- Primeiro jogo após a pausa (11/9): Inter 2x1 Fortaleza
Partida ocorreu no dia seguinte aos confrontos das Eliminatórias, e o Inter não teve Rochet, Borré e Valencia. Wesley estava suspenso. Roger consolidou Bruno Gomes na lateral direita, Vitão voltou à zaga e o trio de meias foi usado pela primeira vez, com Alan Patrick, Gabriel Carvalho e Bruno Tabata.
Outubro
- Último jogo antes da pausa (5/10): Corinthians 2x2 Inter
- Primeiro jogo após a pausa (19/10): Inter 1x0 Grêmio
Com um intervalo maior entre os compromissos das seleções, o Inter pôde contar com todos os convocados. Com o time mais estruturado, Roger usou o período para preparar a equipe especificamente para o clássico, além de recuperar Borré e Fernando, que estavam lesionados.
Quer receber as notícias mais importantes do Colorado? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Inter.