O Inter anunciou nesta quinta (7) o plano para a reforma do Gigantinho. Inaugurado em 1973, o histórico ginásio, que já recebeu grandes nomes da música e do esporte, passará por uma revitalização completa, com o objetivo de recuperar sua estrutura e garantir sua utilização por muitos anos.
O projeto é liderado pelo Inter, com parceria da RBS Ventures e Tornak Holding, e terá investimento de mais de R$ 15 milhões. O anúncio, realizado no Beira-Rio, contou com a presença do governador Eduardo Leite.
A obra, prevista para iniciar na metade de 2025 e ser concluída até o final de 2026, será financiada através da parceria com investidores e patrocinadores, que serão compensados por ações de publicidade no ginásio.
Essa modalidade de financiamento permitirá ao Inter manter o controle total sobre a gestão do Gigantinho. O plano prevê a substituição da cobertura, que contará com iluminação cênica versátil, podendo ser sincronizada com o sistema de luzes do Estádio Beira-Rio.
Além disso, será instalada uma quadra removível para realização de competições de futsal, basquete e vôlei. O espaço terá ainda novos camarotes e tribunas. A capacidade será para mais de 10 mil pessoas.
O projeto representa a concretização de uma promessa feita pelo presidente Alessandro Barcellos durante sua campanha de reeleição.
— O Gigantinho é a casa de todos os esportes. É o maior palco indoor do sul do país. Agora anunciamos que vamos colocá-lo novamente nas rotas dos grandes eventos, auxiliando na economia do Estado — disse Victor Grunberg, vice-presidente do Inter.
Conforme Fernando Tornaim, sócio-fundador da Tornak Holding e vice-presidente do Conselho do Grupo RBS, o projeto visa resgatar a tradição e a grandiosidade do Gigantinho.
— É uma grande satisfação ajudar o Inter neste espaço icônico, que há décadas é o principal destino dos grandes espetáculos culturais e esportivos indoor no Rio Grande do Sul. Queremos não apenas modernizar, mas preservar a essência que o torna tão especial para os gaúchos — afirmou Tornaim.
RBS Ventures e Tornak têm, juntas, a empresa a Ventures Estádios, que detém a exclusividade para venda de patrocínios e publicidade no Beira-Rio e na Arena do Grêmio.