A possível lesão de Thiago Maia abre caminho para a cena se repetir pela 58ª vez em 2024. Contra o Vasco, na quinta, Bruno Henrique poderá aumentar, ainda mais, seu número de partidas com a camisa colorada. Ele é o jogador que mais atuou na temporada e pode virar o recordista da década. Só esteve fora em dois jogos do Inter no ano.
A diferença é que Bruno Henrique tem feito isso aos 35 anos. Nas temporadas anteriores, os os que mais atuaram tinham 20 anos (Yuri Alberto, em 2021) e 21 anos (Mauricio, em 2022). Cada um deles jogou 55 vezes. Alan Patrick, no ano passado, é quem mais jogou, com 62. Ele tinha 32 anos.
Na verdade, o caso de Alan Patrick ainda é particular porque ele teve uma média de 77 minutos por partida. Bruno Henrique está com 53. É mais da metade de cada jogo. A curiosidade é que o camisa 8 foi convocado para as 57 partidas. Em nenhum dos duelos ficou apenas no banco, sem entrar. Nem que seja para dois minutos, como contra o Fortaleza, ou para 90, como em outros seis confrontos.
Mas mesmo quando entra no final, ele tem sido importante. Na última aparição, por exemplo, foi decisivo marcando o segundo gol na vitória sobre o Fluminense.
Os números corroboram com essa importância. Bruno Henrique tem mais de 90% de acerto nos passes que tenta, tem 12 finalizações na direção do gol (é o primeiro entre os meias, ao lado de Bruno Tabata), e deu 23 assistências para finalização, atrás apenas de Alan Patrick e Wesley, entre os colegas de setor. Defensivamente, contribuiu com 22 desarmes, apenas três a menos do que Thiago Maia.
É por isso que, na visão de um campeão mundial, Roger não terá uma dor de cabeça tão grande sem Thiago Maia. Segundo Wellington Monteiro, Bruno Henrique tem plenas condições de suprir a ausência do titular.
— As características são praticamente as mesmas. Não muda muito em termos de qualidade. E, no caso de Bruno Henrique, a idade não conta tanto, o futebol está como jogo de xadrez, está muito tático. E ele tem uma leitura tática perfeita, é muito inteligente — aponta.
De fato, Bruno Henrique é visto como liderança pela capacidade cognitiva acima da média. Com a experiência de ser bicampeão brasileiro, segue ajudando a equipe, mesmo quando precisa entrar. Seu contrato com o Inter vai até o final de 2025.
Bruno Henrique no Brasileirão
- 90,2% acerto de passes;
- 12 finalizações certas;
- 32 finalizações totais;
- 23 assistências para finalização;
- 22 desarmes
Jogadores com mais partidas em cada ano
- 2021 - Yuri Alberto: 55
- 2022 - Maurício: 55
- 2023 - Alan Patrick: 62
- 2024 - Bruno Henrique: 57
Quer receber as notícias mais importantes do Colorado? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Inter.